quinta-feira, 12 de novembro de 2015

Idosos usuários do Cras no bairro Umuarama têm dia especial em passeio de barco‏

Texto: Camila Graziela
A quarta-feira (11) foi especial para idosos que integram Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), no bairro Umuarama. A bordo do barco Odisseia, eles navegaram pelas águas do rio Tietê, a partir de Buritama.


A ação faz parte de uma série de medidas que a Prefeitura de Araçatuba, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) e de seus programas, tem adotado para promover a valorização e a melhoria da qualidade de vida dos idosos assistidos pelo Governo Municipal. Ao todo, 65 pessoas participaram do passeio. 
Após o café da manhã, servido na plataforma de embarque, o barco zarpou para alegria dos participantes, que foram instruídos sobre utilização correta do colete salva-vidas, em caso de emergência. Na sequência, a pista de dança foi aberta para diversão dos presentes, embalados por diversos ritmos.

Um dos principais atrativos do passeio é a travessia da eclusa da Hidrelétrica Nova Avanhandava (Buritama). A eclusa foi criada em 1992 para vencer o desnível provocado pela construção da usina. Segundo o DJ Rogério, marinheiro responsável pela animação do ambiente, a eclusa serve de elevador para as embarcações. Ela possui 12 metros de largura e 5,41 de cumprimento. Durante o processo, cerca de 32 milhões de litros de água são esvaziados por meio de dutos, ou seja, a água da parte alta é jogada para baixo fazendo com que a embarcação desça 18 metros.
Durante o passeio, que teve duração de cinco horas, foi servido um farto almoço. Segundo a coordenadora técnica Cristiane Barbi, o passeio vem ao encontro dos objetivos do programa: promover a interação social e o fortalecimento de vínculos na sociedade. “Esses passeios contribuem no processo do envelhecimento saudável, do desenvolvimento da autonomia e da sociabilidade. Além de valorizar, potencializar e estimular as experiências de nossos idosos”. 

Geni dos Santos Oliveira, de 72 anos, fez questão de falar sobre o que o equipamento representa na vida dela. “O Cras me proporciona momentos de lazer e aprendizado, além de fazer com que eu me sinta útil e importante a cada atividade de que participo”.

CRAS UMUARAMA 
Criada em 2006, a unidade do Cras no bairro Umuarama desenvolve diversas ações para a comunidade, promovendo a concretização dos direitos constitucionais e fortalecimentos de vínculos afetivos, relacionais e comunitários. Tem como principais ações o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif), Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para crianças com até seis anos de idade, e Serviço de Proteção Social Básica no domicílio, para pessoas com deficiência e idosos. O equipamento fica na rua Célio Rodrigues de Araújo Cintra, 788, atende mensalmente cerca de 430 famílias e funciona das 8h às 17h.

------------------------------------------------------------------------
Secretaria Municipal de Assistência Social – SMAS
Prefeitura Municipal de Araçatuba – PMA
(18) 3607-6500
www.aracatuba.sp.gov.br

----------------------------------------------------------------------- 

Nenhum comentário: