quarta-feira, 1 de abril de 2015

Programas Sociais promovem atividades para simbolizar a Páscoa

Texto e foto: Camila Graziela

Pescaria, dinâmica e teatro ilustraram para os assistidos o verdadeiro significado da Páscoa

Com a proximidade da Páscoa, celebrada no próximo domingo (5), os programas que são geridos pela Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) de Araçatuba estão desenvolvendo diversas atividades relacionadas ao tema. Na tarde desta terça-feira (31), por exemplo, o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do bairro São José promoveu uma dinâmica durante encontro com integrantes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) de gestantes e de crianças de 7 a 15 anos, assim como pais responsáveis que integram o Paif – Fortalecendo Geração.


Os participantes tinham que encontrar ovos de páscoa escondidos pelo local. As crianças foram caracterizadas com pintura facial e máscara de coelho. De acordo com a psicóloga responsável, Flávia Teruel, o encontro teve por objetivo celebrar o significado da Páscoa, bem como promover o fortalecimento de vínculos afetivos e comunitários. Ao final, todos levaram para casa caixa de bombons.


Bárbara, de 11 anos aprovou a iniciativa. “Eu achei bem legal, eu nunca tive uma comemoração de Páscoa assim”, afirmou a menina. Já Aldeir Ornelas Ribeiro, de 43 anos, mãe de dois meninos, um de 11 e outro de sete anos, disse que sua vida melhorou depois que passou a frequentar o local. “Aqui, eu aprendo lidar com meus filhos, tenho mais paciência para educá-los”, comentou.


Simultaneamente, no Programa Lobato – Sítio da Criança, os meninos participaram de uma pesca com rede numa lagoa que há no local. Acompanhados de monitores, os garotos se divertiram com a atividade, que já virou tradição nesta época do ano. Segundo a coordenadora do programa, Kelli Deusdete, os peixes pescados irão compor um “almoço de Páscoa”, que será realizado no Sítio nesta quarta-feira (1).


Já no Serviço de Convivência Infanto-Juvenil (SECOI), antigo PETI (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil), as crianças e adolescentes que frequentam a unidade, assistiram um teatrinho, no qual, monitores do local, se caracterizaram de coelhos para transmitirem o verdadeiro significado da Páscoa.



Desde o dia 23 de abril de 2014, 16 programas da Secretaria Municipal Assistência Social (SMAS) de Araçatuba são geridos pela Associação de Amparo ao Excepcional Ritinha Prates (AAERP).



------------------------------------------------------------------------
Secretaria Municipal de Assistência Social – SMAS
Prefeitura Municipal de Araçatuba – PMA
(18) 3607-6500
www.aracatuba.sp.gov.br

-----------------------------------------------------------------------  

Nenhum comentário: