terça-feira, 24 de maio de 2016

Meninos atendidos no Programa Lobato conhecem Zoo de Bauru

Por Camila Graziela

Desde que o Projeto Regras de Convivência foi implantado no Programa Lobato-Sítio da Criança, meninos atendidos têm recebido uma série de recompensas pelo cumprimento das metas. Uma delas foi viagem à cidade de Bauru, localizada a 196 km de Araçatuba, para conhecer o Zoológico Municipal. A iniciativa da Prefeitura é por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social.

Ao todo, 60 meninos entre seis e 15 anos participaram do passeio, acompanhados por monitores. Segundo a coordenadora pedagógica Rosângela Oliveira, para usufruir das atividades diferenciadas os atendidos precisam seguir algumas condutas que integram regras de convivência, criadas para garantir um ambiente de harmonia.


“Nossa função é formar cidadãos e, para isso, é preciso estabelecer regras para bom convívio. Os passeios servem para mostrar que vale a pena respeitar as regras estabelecidas, além de refletir sobre a socialização entre eles”, destacou a profissional.
 


O Parque Zoológico Municipal de Bauru possui 880 animais de 227 espécies diferentes, entre aves, répteis, peixes e mamíferos. Dentre as atrações estão pinguinário, aquário, casa dos répteis, camelídeos, lobo guará, grandes e pequenos felinos, casa de pássaros, aves gigantes, primatas brasileiros e africanos. Inaugurado em 24 de agosto de 1980, tem como principais objetivos auxiliar na conservação das espécies, promover pesquisas e trabalhos de educação ambiental, além de oferecer lazer à população. A visita aconteceu no dia 18 de maio.


Programa Lobato-Sítio da Criança foi inaugurado em 1995. O local oferece serviços socioassistenciais para crianças e adolescentes, com idades entre seis e 15 anos, do sexo masculino. A unidade tem como objetivos a constituição de espaço de convivência, formação para participação e cidadania, desenvolvimento do protagonismo e da autonomia das crianças a partir dos interesses, demandas e potencialidades desta faixa etária. Atualmente, 168 meninos frequentam a unidade.
 

Nenhum comentário: