sexta-feira, 27 de novembro de 2015

Creas encerra projeto de conscientização sobre violência‏

Texto e foto: Camila Graziela

O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) de Araçatuba encerrou agenda de encenações teatrais incluídas em projeto de conscientização sobre violência para pais e responsáveis por alunos de escolas municipais. A peça de encerramento foi ‘O Segredo de Léo’, para alunos do Projeto Guri, diferente da produção ‘Ser Humano: Ser Amor ou Violência?’, encenada anteriormente, com linguagem para público adulto. Ambas abordam diversas formas de violência.


Iniciado no segundo semestre deste ano, o projeto foi apresentado em 17 escolas, levando informação acerca do tema para aproximadamente duas mil pessoas. Segundo o coordenador do Creas, Edson Neves Terra Júnior, o resultado foi bastante positivo, tendo em vista a apropriação das pessoas sobre o tema.
Ele destacou ainda o engajamento das escolas municipais no projeto. "Entendo que conseguimos despertar o diálogo com a sociedade sobre o tema, que ainda é um tabu. Além de ter sido um espaço de informação, foi também um espaço de denúncia". A iniciativa foi da Prefeitura de Araçatuba por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS). O encerramento aconteceu na quarta-feira (25). 

AS PEÇAS 
As produções são da companhia Atos e Atitudes, de Birigui. ‘Ser Humano: Ser Amor ou Violência?’ é encenada em dois atos. No primeiro, a abordagem é sobre violência doméstica e os prejuízos que acarreta para toda a família, além dos malefícios que pode gerar na vida dos filhos, quando crescem. No segundo ato, o tema é o abuso infantil. Uma menina de apenas nove anos é abusada e violentada até à morte, pelo próprio tio. 
‘O Segredo de Léo’ narra história de um garoto que se isola em seu quarto. Diante da atitude, os pais dele contratam um investigador para descobrir o motivo de tal comportamento. O investigador ganha a confiança do menino, e por meio de muito diálogo descobre que Léo foi abusado por um vizinho.

CREAS 
Criado em Araçatuba no ano de 2009, Creas é direcionado para o atendimento de pessoas vítimas de qualquer tipo de violência. O objetivo é fazer com que superem o trauma e interrompam o ciclo da violência, por meio de atendimentos psicossocial e jurídico. Atualmente, a unidade atende mais de 400 pessoas, e funciona das 8h às 17h30. 
Localizada na avenida dos Estados, 553, no jardim Sumaré, a unidade possui três frentes de trabalho: Serviço de Enfrentamento à Violência Contra o Indivíduo e sua Família (portadores de necessidades especiais vítimas de violência), Serviço de Enfrentamento à Violência Contra Crianças e Adolescentes e Serviço de Medida Socioeducativa (adolescentes que cometem atos infracionais).
------------------------------------------------------------------------
Secretaria Municipal de Assistência Social – SMAS
Prefeitura Municipal de Araçatuba – PMA
(18) 3607-6500
www.aracatuba.sp.gov.br

----------------------------------------------------------------------- 

Nenhum comentário: