quarta-feira, 11 de novembro de 2015

Câncer de próstata é tema de palestra para idosos no Cras do centro da cidade‏

Texto e foto: Camila Graziela

Idosos que integram Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), no centro da cidade, participaram na terça-feira (10) de palestra sobre câncer de próstata. A ação faz parte da campanha Novembro Azul, iniciativa da Prefeitura de Araçatuba por meio da Secretaria Municipal de Saúde.

Ministrada por Marilza Martin Leal, farmacêutica do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf), a palestra abordou definição da doença, fatores de risco, prevenção e tratamento. A próstata é uma glândula localizada abaixo da bexiga e envolve a uretra, canal que liga a bexiga ao orifício externo do pênis. Dores lombares, problemas de ereção, dificuldade para urinar e sangue na urina são alguns sintomas. Porém, quando está no início, não aparenta sintomas e a progressão é lenta.

“Por isso, é de extrema importância, principalmente após os 50 anos, homens realizarem o exame uma vez por ano. Se a doença for descoberta no início, há 95% chance de cura”, explicou a palestrante. Marilza Leal destacou também que o câncer de próstata é a quarta causa de morte no Brasil, e que a taxa de mortalidade está aumentando nos últimos anos.
Luiz Pravato, de 61 anos, aprovou a iniciativa. “Achei boa a palestra, porque a gente fica ciente de que pode acontecer com qualquer um de nós, e incentiva a prevenção”. Olímpio Damasceno, 72, tem opinião semelhante. “Essas ações são importantes para a gente tirar dúvidas e nos conscientizarmos a cuidar da saúde. Eu faço exame de próstata todo ano”. 
CRAS CENTRAL 
Criada em 2012, a unidade do Cras no centro da cidade desenvolve diversas ações para a comunidade, promovendo a concretização dos direitos constitucionais e fortalecimentos de vínculos afetivos, relacionais e comunitários. Tem como principais ações o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif), Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (zero a seis anos de idade) e Serviço de Proteção Social Básica no domicílio, para pessoas com deficiência e idosos. Cerca de 360 famílias são atendidas mensalmente, na sede localizada na rua 15 de Novembro, 275, com atendimento das 8h às 17h.
------------------------------------------------------------------------
Secretaria Municipal de Assistência Social – SMAS
Prefeitura Municipal de Araçatuba – PMA
(18) 3607-6500
www.aracatuba.sp.gov.br
----------------------------------------------------------------------- 

Nenhum comentário: