segunda-feira, 23 de novembro de 2015

Creas promove oficina de exercícios teatrais para adolescentes que cumprem medida socioeducativa‏


Texto e foto: Camila Graziela

O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) de Araçatuba promoveu na quinta-feira (19) oficina de exercícios teatrais para adolescentes que cumprem medida socioeducativa, ministrada pelo ator e psicólogo Geraldo Rodrigues. Ele já atuou em diversos filmes, entre eles ‘Linha de Passe’, dirigido por Valter Sales e Daniela Thomas. 
Rodrigues explica que trabalhou exercícios de improviso e atenção, muito usados em teatro de improviso, como stand up. “A ideia é fazer com que eles percebam e respondam, por meio dos exercícios, a estímulos e desafios que possam estar enfrentando, além de fazer com que entendam melhor o ambiente onde estão inseridos. A interação dos meninos foi satisfatória”. 
Segundo o psicólogo responsável pelo grupo, Ederson Ribeiro Costa, a ideia da oficina com o ator e psicólogo foi transmitir para os atendidos “algo que fosse próximo da realidade deles. O filme mostra a trajetória de três meninos que fizeram escolhas e as consequências que elas trouxeram para a vida de cada um. Por meio disso, transmitir a eles que existem inúmeros caminhos para seguir, e que qualquer tipo de infração não compensa”. 
CREAS 
Criado em Araçatuba no ano de 2009, Creas é direcionado para o atendimento de pessoas vítimas de qualquer tipo de violência. O objetivo é fazer com que superem o trauma e interrompam o ciclo da violência, por meio de atendimentos psicossocial e jurídico. Atualmente, a unidade atende mais de 400 pessoas, e funciona das 8h às 17h30. 
Localizada na avenida dos Estados, 553, no jardim Sumaré, a unidade possui três frentes de trabalho: Serviço de Enfrentamento à Violência Contra o Indivíduo e sua Família (portadores de necessidades especiais vítimas de violência), Serviço de Enfrentamento à Violência Contra Crianças e Adolescentes e Serviço de Medida Socioeducativa (adolescentes que cometem atos infracionais).


------------------------------------------------------------------------
Secretaria Municipal de Assistência Social – SMAS
Prefeitura Municipal de Araçatuba – PMA
(18) 3607-6500
www.aracatuba.sp.gov.br

----------------------------------------------------------------------- 

Nenhum comentário: