terça-feira, 25 de maio de 2010

Centro de Referência da Mulher é inaugurado

A partir desta terça-feira (25) as mulheres vítimas de violência de Araçatuba serão atendidas em um espaço de proteção e garantia de direitos. É o Centro de Referência da Mulher (CRM), que foi inaugurado pela Prefeitura na noite desta segunda-feira (24) em cerimônia realizada em frente ao prédio da unidade, instalada na rua Chiquita Fernandes, 615, no bairro Bandeirantes.

Estiveram presentes na solenidade o prefeito Cido Sério, a secretária de Ação Social, Cidinha Lacerda, o promotor público Dr. Lindson Gimenes de Almeida, a responsável pela Delegacia de Defesa da Mulher, a delegada Luciana Pistori Frascino, a presidente da Câmara dos Vereadores, Edna Flor (PPS), os vereadores Joaquim Pereira de Castilho (PDT) e Durvalina Garcia (PT).

Na ocasião, a secretária Cidinha anunciou o nome da coordenadora do CRM: Fernanda da Silva Piovesan, que atuava no Fundo Social de Solidariedade e tem experiência na área de defesa da mulher. Ela vai coordenar uma equipe de nove profissionais, entre psicólogas, assistentes sociais, auxiliar administrativa, advogada, recepcionista, auxiliar de serviços gerais e um segurança.

Esses profissionais atuarão para que o CRM previna e enfrente a violência contra a mulher, visando promover a ruptura da situação de agressão e a construção da cidadania por meio de ações globais e de atendimento interdisciplinar.

Entre os serviços que serão prestados se destacam o aconselhamento em momentos de crise, atendimento psicossocial, assessoria jurídica, atividades de prevenção, articulação com a rede de atendimento de proteção especial, levantamento de dados locais sobre a situação de violência contra a mulher.

Atendimento humano

O centro foi estruturado pela Prefeitura por meio da Secretaria de Ação Social e tem como co-gestora a Avape (Associação para Valorização de Pessoas com Deficiência). Na inauguração, a secretária Cidinha Lacerda explicou como deverá ser a atuação do CRM. “Vai ser um trabalho de acolhimento à mulher vitimizada, onde ela – e seus familiares - será acolhida com muito carinho, com muito amor. Porque além do atendimento profissional será oferecido um atendimento humano”, disse Cidinha.

No local, segundo a secretária, a vítima de agressão terá um atendimento que a fará buscar se libertar do vitimizador. “Aqui a mulher vai se sentir segura, ela vai se sentir encorajada a denunciar o agressor e vai ter condições de buscar autonomia, liberdade emocional e financeira para seguir adiante, sem ficar submissa ao seu agressor”, afirmou.

Já o prefeito Cido Sério ressaltou que o CRM é mais uma conquista para a cidade e um espaço que vai melhorar a vida das pessoas. O prefeito disse ainda da sua expectativa com relação ao centro.“Eu espero que todos possam fazer deste espaço um local de confiança, de credibilidade, onde a mulher agredida possa relatar o seu sofrimento e que nós tenhamos condições de ajudar a solucionar esse problema”, disse.

Homenagem

Na ocasião, a secretária Cidinha revelou que a intenção da Administração é dar ao CRM o nome de Josymary Aparecida Carranza, assistente social que trabalhou na DRADS (Divisão Regional de Assistência e Desenvolvimento Social) e foi assassinada pelo seu marido em 1986. A vereadora Durvalina Garcia vai propor o projeto à Câmara dos Vereadores, se for do consentimento dos familiares de Josy.

Conhecendo o CRM



Confira outros vídeos sobre a inauguração:

Canto da Mulher Latino-Americana
Prefeito Cido Sério
Secretária Cidinha Lacerda
Texto de Rosiska de Oliveira
Dr. Lindson Gimenes de Almeida
Desenlace da fita inaugural

Foto: Alex Tristante

Nenhum comentário: