segunda-feira, 9 de novembro de 2015

Idosos têm dia de lazer e diversão em Hotel Fazenda em Cardoso‏

Texto: Camila Graziela

Foi num clima de muita expectativa que idosos integrantes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), no bairro Etemp, embarcaram na sexta-feira (6) para uma viagem especial. O destino foi hotel-fazenda na cidade de Cardoso, a 170 quilômetros de Araçatuba. 
Os 80 idosos tiveram a diversão garantida com caminhada, leite no curral, passeios de charrete, de trenzinho e a cavalo, brincadeiras na piscina e bingo. A ação foi promovida pela Prefeitura de Araçatuba por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social.

A coordenadora técnica Luciana Reis explica que o passeio visa proporcionar momentos de lazer, além da promoção e valorização da qualidade de vida dos idosos. “Para muitos deles essa é a primeira viagem de suas vidas, a primeira vez que arrumaram uma mala”, comenta a profissional. Cada pessoa recebeu um par de chinelos, protetores solares e bermuda de banho especialmente para a viagem. 

O artigo 3.º da Lei 10.741/2003 (Estatuto do Idoso) predispõe que é obrigação da família, da comunidade, da sociedade e do Poder Público assegurar ao idoso, com absoluta prioridade, a efetivação do direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, à cultura, ao esporte, ao lazer, ao trabalho, à cidadania, à liberdade, à dignidade, ao respeito e à convivência familiar e comunitária. 

CRAS ETEMP 
Criada no município em 2009, a unidade do Cras no bairro Etemp desenvolve diversas ações para a comunidade, promovendo a concretização dos direitos constitucionais e fortalecimentos de vínculos afetivos, relacionais e comunitários. Tem como principais ações o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif), Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos de zero a seis anos de idade e Serviço de Proteção Social Básica no domicílio, para pessoas com deficiência e idosos. 

O equipamento está localizado na rua Pedro Viola, 184, no bairro Etemp, e possui um ponto de apoio no bairro Rosele, na rua Noel Rosa, 238. Cerca de 700 famílias são atendidas mensalmente nas duas unidades, que funcionam das 8h às 17h.

Nenhum comentário: