segunda-feira, 24 de outubro de 2016

Cras Jussara oferece oficina de ecoarte

Vanessa Canata 


A Prefeitura de Araçatuba, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) em parceria com o Serviço Social da Indústria (SESI) promoveu na sexta-feira (21) a oficina de Ecoarte no Cras (Centro de Referência de Assistência Social) do bairro Jussara. 

A atividade foi oferecida a idosos do grupo do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) do Cras. Dona Noemia de Borba Minorelli é uma delas. Aos 65 anos de idade, é frequentadora assídua de cursos e atividades oferecidas pelo Cras há sete anos. "Sempre gostei de artesanato, mas esse curso é diferente pra mim. Não fazia ideia que poderia aproveitar tanta coisa que tem dentro de casa", conta.


A oficina busca promover o aprendizado de técnicas variadas de artesanato através do reaproveitamento de materiais descartados, estimulando o consumo consciente e redução da geração de lixo. Segundo a mediadora cultural do SESI, Patrícia Liessi, um dos principais objetivos da oficina é o de promover, através da arte, o reaproveitamento de materiais já utilizados, que geralmente estão fora de uso. "O aluno não precisa comprar nada para frequentar o curso. Através de uma breve pesquisa em casa, é possível encontrar materiais que podem ser reaproveitados, como esmaltes, retalhos, botões, entre outros artigos".

A coordenadora do Cras Jussara, Aretusa de Paula Rodrigues, explica que a atividade é um complemento da oficina de pintura em azulejos, promovido no primeiro semestre deste ano, e que a oficina dá continuidade ao trabalho do Cras de promover a integração social por meio da arte. "É possível observar o quanto os idosos se sentem valorizados socialmente quando realizam alguma atividade. Isso também auxilia no desenvolvimento das habilidades e coordenação motora", argumenta.



CRAS 
Em Araçatuba, seis Cras desenvolvem diversas ações para a concretização de direitos constitucionais e fortalecimentos de vínculos afetivos e comunitários. Tem como principais ações de trabalho o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF), Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) para crianças de até seis anos de idade e para idosos, e Serviço de Proteção Social Básica no domicílio, para pessoas com deficiências.

Nenhum comentário: