sexta-feira, 10 de setembro de 2010

CRAS do Umuarama distribui alimentos e promove palestra sobre direitos da mulher

Por meio do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do bairro Umuarama, a Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) de Araçatuba distribuiu alimentos para cerca de 120 famílias, nesta quinta-feira (09). Além disso, a delegada de Defesa da Mulher, Luciana Pistori Frascino, ministrou uma palestra que contou com a participação de dezenas de pessoas, entre homens, mulheres e crianças.

A secretária de Assistência Social, Cidinha Lacerda, acompanhou as atividades. Na ocasião, ela auxiliou na distribuição dos alimentos e conversou com as famílias. Entre os produtos oferecidos estavam abóbora, milho, tomate, mandioca, alface, couve, laranja, banana e leite, todos oriundos de pequenos produtores rurais da cidade, por meio do Programa Compra Direta da Agricultura Familiar.

Em seguida, as famílias se dirigiram a um salão ao lado do CRAS, onde ouviram a palestra da titular da Delegacia de Defesa da Mulher (DDM). Luciana falou sobre os serviços que são oferecidos pelo órgão e também sobre a Lei Maria da Penha, que coíbe a violência doméstica contra a mulher. A secretária de Assistência Social destacou a importância do evento: “Quando as mulheres tomam conhecimento dos seus direitos elas tendem a se mobilizar contra possíveis agressores e a buscar formas de emancipação”, disse Cidinha.

Serviços

O CRAS do Umuarama atende aproximadamente mil famílias na sua área de abrangência, que concentra 15 bairros. A unidade conta com dois pontos de apoio, um no bairro Vista Verde e outro no Alvorada. Os serviços oferecidos são os seguintes: encaminhamento para programas sociais, atendimento psicológico, oficinas de capacitação, palestras, reuniões socioeducativas, além de atendimento emergencial e distribuição de roupas e cestas básicas em parceria com o Fundo Social de Solidariedade. O público-alvo são famílias em situação de vulnerabilidade.

Fotos: AAS

Nenhum comentário: