sexta-feira, 31 de dezembro de 2010
10 frases que marcaram a Assistência Social em 2010
2 - “Lá era uma tragédia quando vinha uma chuva como a que veio no domingo. Aqui é muito melhor, aqui se pode dormir sossegado”. Joscelino Rodrigues, morador do Condomínio Vitória, ao relembrar a vida sofrida no Beco (7 de abril).
3 -“Há muito tempo que a gente sonha com isso. E só uma gestão, uma secretaria com coração e profissionalismo pôde realizar esse sonho”. Dr. Lindson Gimenes de Almeida, promotor público, na solenidade de inauguração da Casa de Passagem (3 de agosto).
4 -“Vimos que a melhor forma de acolher essas mulheres seria a construção deste centro, que dará alternativas às vítimas de violência doméstica”. Cidinha Lacerda, secretária de Assistência Social, na apresentação das instalações do Centro de Referência da Mulher – CRM (8 de março)
5 -“Desde quando a unidade está no município (há 13 anos), nós nunca tivemos um respaldo tão grande assim da prefeitura”. James Lourenço Júnior, no dia da aula inaugural do Programa de Orientação Profissional para Jovens (1 de outubro).
6 -“Com esse tipo de curso, eu creio que a gente tem muita oportunidade de expandir”. Luana Daniela Mendonça dos Santos, mãe de crianças do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), ao falar o curso de “Recepção, portaria e atendimento telefônico em edifícios e condomínios”, de que ela participou (30 de novembro).
7 -“O CRM chega como um sol para afastar as trevas. É mais uma semente que germina”. Edna Flor, vereadora, na apresentação das instalações do CRM (8 de março).
8 - “Meu interesse partiu de um trabalho já bem desenvolvido em Araçatuba aliado à área em que pretendo atuar, o Planejamento Ambiental, onde trabalhamos de forma sistêmica os modos de uso de manejo do espaço”. Hugo Santana Casteletto, estudante de Geografia da Universidade Estadual de Maringá (UEM), sobre seu Trabalho de Conclusão de Curso em que abordou o Beco da Esperança/Condomínio Vitória (8 de novembro).
9 -“Fiquei super feliz ao ver nesse blog, o interesse dessa Administração no TCC de meu filho. Foram meses de estudo e pesquisa e sempre muito bem atendido na Prefeitura e Secretaria de Ação Social. Parabéns a essa Administração que não mediu esforços para remanejar essas famílias, dando-lhes a oportunidade de ter uma vida digna”. Carmen Casteletto, mãe do autor da frase acima (8 de novembro).
10 - “Nunca mais ninguém vai ter coragem de tirar isso de vocês. Saio do Fundo Social muito feliz, porque a gestão nos deu a oportunidade de fazer um trabalho diferente, voltado para as pessoas, para o bem-estar delas”. Carla Augusta Lopes Penteado, secretária da Saúde, em evento no bairro São José, ao falar sobre a importância dos CRAS e da política de acolhimento e descentralização promovida pelo Governo Municipal (15 de dezembro).
Assistência Social foi destaque em 2010
No segundo semestre, 60 pessoas participaram dos cursos de chocolateria, panificação e confeitaria, texturização e culinária para restaurante. Além disso, foram oferecidas aulas de bordado, crochê e artesanato. Uma das novidades foi a oficina de yoga, iniciada em outubro no CRAS do Jussara, e que hoje é ofertada também no CRAS do Rosele.
Condomínio Vitória
Inaugurado no dia 11 de março no bairro Rosele, o Condomínio Vitória foi construído com investimento de R$ 650 mil do Governo Municipal. Ele possui 38 casas e abriga mais de 120 pessoas que antes viviam em situação precária no Beco da Esperança, área de risco da cidade.
A remoção das famílias para o residencial foi a primeira grande preocupação do prefeito Cido Sério, do vice Carlos Hernandes e da secretária de Assistência Social, Cidinha Lacerda, já em 2009. Por isso, a gestão fez um grande esforço para alocar recursos a fim de construir o condomínio e elaborou um projeto de moradias dentro dos padrões de sustentabilidade.
Casa de Passagem
“Há muito tempo que a gente sonha com isso. E só uma gestão, uma secretaria com coração e profissionalismo pôde realizar esse sonho”. Com essa frase, o Dr. Lindson Gimenes de Almeida, promotor público, manifestou sua alegria ao ver inaugurada, no dia 3 de agosto, a Casa de Passagem. O espaço foi criado para atender, em caráter provisório e emergencial, crianças e adolescentes de 2 a 17 anos em situação de risco e que precisam de acolhimento imediato. A casa tem sala de convivência, sala de estar, sala de TV, escritório para a equipe técnica (assistente social, psicóloga e monitores), três quartos, cozinha, quatro banheiros, área de serviço e quintal.
Outra grande conquista de 2010 foi o Centro de Referência da Mulher (CRM), inaugurado no dia 24 de maio e que recebeu, quatro meses mais tarde, o nome da assistente social Josymary Aparecida Carranza. O local tem como objetivo prevenir e combater a violência contra a mulher, visando promover a ruptura da situação de agressão e estimular a cidadania por meio de ações globais e de atendimento interdisciplinar. Nos seis primeiros meses de funcionamento, o CRM fez 270 atendimentos sociais, 34 advocatícios e 266 psicossociais.
quarta-feira, 29 de dezembro de 2010
Secretários vistoriam pontos de alagamento

O objetivo foi avaliar as condições atuais para tomar providências em situações de emergência. Participaram da vistoria os secretários municipais Tadami Kawata (Obras e Serviços Públicos), Éderson da Silva (Planejamento Urbano e Habitação), Alex Lapenta (Participação Cidadã) e Delcir Getúlio Nardo (Segurança). Este é também o coordenador municipal da Defesa Civil.
Bolsa Família: cobertura em Araçatuba chega a 99,86% na saúde
O trabalho na cidade foi realizado pelo serviço social da Secretaria Municipal de Saúde (SMSA), que repassou as informações ao ministério. Os dados foram consolidados no dia 18 deste mês. Eles colocam Araçatuba na liderança regional em cobertura da saúde no Bolsa Família, bem acima da média entre 645 cidades do Estado, que é de 42,27%.
Na região, entre 32 municípios localizados, Coroados (96,6%) e Santópolis do Aguapeí (93,62%) são os que mais se aproximam de Araçatuba no total de famílias acompanhadas. Na saúde, os compromissos que as famílias têm que assumir para receber o benefício envolvem crianças com até sete anos de idade e mulheres de 14 a 44 anos. Aquelas precisam estar com o cartão de vacinação em dia e serem levadas pelo menos duas vezes por ano a uma unidade de saúde para pesar e medir a altura.
Mulheres
As mulheres precisam fazer o mesmo acompanhamento. Gestantes ou lactantes devem realizar o pré-natal e acompanhar sua saúde e a do bebê. Em Araçatuba, 2.427 famílias compostas somente por mulheres tiveram o acompanhamento na saúde, de um total de 2.429. Foram identificadas 31 gestantes. O total de famílias que recebe o Bolsa Família é aproximadamente 4,9 mil. Além da saúde, o programa tem como condicionalidades compromissos com a educação e a assistência social.
Crianças
Das 4.245 famílias beneficiárias de Araçatuba que precisam cumprir as obrigações com a saúde, 1.816 possuem crianças menores de sete anos. No total, 2.311 crianças foram acompanhadas, ou 99,91%. As cidades da região que mais se aproximam de Araçatuba são Coroados (99,22%) e Brejo Alegre (94,74%). Nesse item, a média entre todas as cidades paulistas registradas no Ministério da Saúde é 48,12%.
Já as crianças com idade inferior a dois anos tiveram 100% de cobertura em Araçatuba: 383 foram atendidas em Unidades Básicas de Saúde. Segundo a atualização do ministério, na região apenas Araçatuba, Brejo Alegre (8 crianças acompanhadas), Guzolândia (11) e Sud Mennucci (10) atingiram 100% de cobertura com base nas crianças menores de dois anos. Nesse quesito, a média entre as cidades paulistas é 50,57%.
IGD-M
quarta-feira, 22 de dezembro de 2010
Funcionários do Banco do Brasil doam 763 brinquedos a entidades e programas sociais
Segundo o superintendente regional do banco, Sérgio Eduardo Gerstel Black, profissionais de 47 agências participaram da ação. “Na nossa festa de final de ano, os funcionários trouxeram os brinquedos para serem doados. Foi um ato voluntário e que está em linha com a tradição do banco”, disse. Gerstel Black falou da responsabilidade socioambiental do BB e de outras campanhas de que os funcionários participam.
Entre os brinquedos entregues, 331 são para meninos, 295 para meninas e 137 unissex. Eles serão distribuídos para seis entidades que atendem de crianças no município. São elas Ritinha Prates, Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) , Lar Espírita Caminho de Nazaré, Aadefa (Associação de Atendimento aos Deficientes Físicos de Araçatuba), Casa da Criança e Casa Lar.
Também serão beneficiados três programas da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS): Casa Abrigo, Programa Lobato - Sítio da Criança e Peti (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil). Na oportunidade, a secretária Cidinha Lacerda agradeceu aos funcionários, ressaltando o caráter humanitário do gesto.
Servidores municipais são estimulados a destinar recursos do Imposto de Renda a entidades
Presente na solenidade, a secretária municipal de Assistência Social, Cidinha Lacerda (foto), destacou a importância de antecipar a contribuição. “Isso terá reflexos muito positivos na saúde financeira das entidades, que poderão trabalhar efetivamente com projetos, a partir das projeções dos recursos”, disse.
Prazo
O prazo para o depósito vai até o dia 30 de dezembro. Ele deve ser feito no Banco do Brasil, agência 0179-1, conta corrente 5663-4. A pessoa física pode indicar até 6% do imposto devido. Após fazer o depósito, o colaborador precisa enviar ao Comdica o comprovante. Mais informações: (18) 3608-7300.
segunda-feira, 20 de dezembro de 2010
Atividades culturais marcam confraternização de final de ano no Programa Lobato - Sítio da Criança
sexta-feira, 17 de dezembro de 2010
Ação Jovem promove confraternização
A atividade também marcou a despedida de alguns participantes, que deixam o programa por terem terminado o ensino médio neste ano. São os casos de Ana Carla Soares Lopes e Ana Paula Rosa dos Santos, ambas com 18 anos de idade. Elas receberam o certificado de conclusão das atividades no Ação Jovem das mãos da secretária Cidinha (foto abaixo; à esq., Ana Carla).
Na oportunidade, a titular da Assistência Social recebeu de presente um porta-retrato com foto em que ela aparece junto com os inscritos e a equipe do programa. Durante a festa, foram exibidos dois vídeos, um motivacional e outro com imagens de eventos realizados neste ano pelo Ação Jovem, que é mantido pelo governo municipal, por meio da Secretaria de Assistência Social, em parceria com o governo estadual. O programa atende 280 jovens de Araçatuba com idades entre 15 e 24 anos.
quinta-feira, 16 de dezembro de 2010
Peti encerra atividades do ano com “Volta ao Mundo”
Antes da aventura cultural por vários países do globo, os tripulantes presenciaram algumas apresentações musicais. O coral e os alunos do curso de violão do Peti executaram a música “Pra não dizer que não falei das flores”, de Geraldo Vandré; em seguida, o coral cantou músicas natalinas. Na sequência, houve entrega de certificados dos cursos de “Técnicas de trabalho de camareira” e “Recepção, portaria e atendimento telefônico em edifícios e condomínios” para mães, pais ou responsáveis pelas crianças do Peti.
Sem custo para os alunos, as aulas foram ministradas no Senac até esta semana e foram possíveis graças à parceria da prefeitura com a Fundação Telefônica. Com duração de 40 horas cada, os cursos tiveram participação de 35 pessoas. Presente no evento, o vice-prefeito Carlos Hernandes reforçou que a assistência social tem sido prioridade da gestão municipal, que qualifica profissionalmente os adultos e oferece atividades socias e culturais para as crianças.
“Olhar diferenciado”
“É assim que nós governamos a cidade, pensando no lado social, no lado humano. E temos que ter essa atenção com as nossas crianças, cuidar delas no presente para que tenham um futuro melhor”, disse Hernandes. Na ocasião, o vice-prefeito (foto abaixo) entregou certificados para alunos dos cursos recém-terminados. Já a secretária de Assistência Social, Cidinha Lacerda, destacou o trabalho feito pela equipe do Peti e também enfatizou “o olhar diferenciado” que a gestão dá para a questão social.
O espetáculo
Depois da fala das autoridades, teve início a “Volta ao Mundo”. O espetáculo musical foi construído entre agosto e dezembro deste ano, em projeto que envolveu as oficinas de teatro, dança, capoeira, atividades circenses, hip hop, informática, brinquedoteca, musicalização, arte e educação. A história do musical conta as aventuras dos irmãos Maria (Júlia Copetti) e João (Carlos Adriano).
Conforme o enredo da peça, Maria foge e vai atrás do Mágico de Oz, para pedir a ele o fim da exploração contra as crianças.Ao descobrir que a irmã fugiu, João sai à sua procura. Os dois dão a volta ao mundo, conhecendo países, suas culturas e encontrando personagens encantados. A jornada começa no Brasil, com uma partida de futebol sob a coreografia “Comemore do seu jeito”, e termina no Mundo de Oz, com a coreografia “Além do Arco-Íris”. Os personagens passaram ainda pela Argentina, Espanha, França, Itália, China, Inglaterra, países árabes e africanos, e encontraram personagens como Tarzan, Pinóquio, Aladim, Gato de Botas e a Bela e a Fera.
Presentes
Depois do espetáculo, o Papai Noel distribuiu brinquedos doados pelos organizadores da festa “Nervura”, enquanto a equipe do Peti entregou lembranças de Natal para as mães (as próprias crianças do programa confeccionaram os presentes). Também participaram do evento, o presidente do Comdica (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente), Albertino de Lima, e o secretário municipal de Participação Cidadã, Alex Lapenta.
quarta-feira, 15 de dezembro de 2010
Moradores destacam importância do CRAS do Rosele
O CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) do bairro Rosele foi construído na cidade de Araçatuba em 2009 - primeiro ano da gestão Cido Sério/Carlos Hernandes. O vídeo acima foi produzido pela equipe do CRAS e exibido na confraternização de final de ano (8/12/2010) da unidade de proteção social básica.
Entrega de Cestas de Natal no São José é marcada por desfile de moda, coral e dança do ventre
A cesta é composta por 13 itens, além de um panetone, dois litros de refrigerante e um presente (bola ou boneca). Antes da entrega das cestas, houve apresentação do coral da Melhor Idade “Quem canta seus males espanta”, de Brejo Alegre, apresentações de dança do ventre e desfile de moda promovido pela Oficina de Corte e Costura do CRAS do São José. Participaram do evento o prefeito Cido Sério, o vereador Cido Saraiva (PMDB), a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Carla Augusta Lopes Penteado, e os secretários municipais de Participação Cidadã, Alex Lapenta, e de Assistência Social, Cidinha Lacerda (foto abaixo, à dir.).
Ao tomar a palavra, Carla Augusta - que se despede do Fundo Social para assumir a Secretaria Municipal de Saúde na próxima semana – ressaltou o empenho da administração em melhorar a cesta básica entregue às famílias. Desde o ano passado, o kit passou a contar com mais itens, como café, sardinha e macarrão. “Além disso, nós solicitamos ao prefeito Cido Sério e à secretária Cidinha que a cesta de Natal fosse melhorada, e ela passou a contar com panetone e refrigerante”.
Descentralização
Carla Augusta (foto acima) enfatizou ainda a importância da bola e da boneca da cesta especial de 2010. A presidente do Fundo Social e futura secretária da Saúde ressaltou também a descentralização que o governo municipal promoveu por meio dos CRAS. “Vocês sabem que antes vocês tinham que ir lá no centro buscar as cestas. Hoje vocês estão aqui confortavelmente sentados, porque o prefeito pensou numa forma mais humana de fazer com que as pessoas sejam melhor tratadas”.
Segundo Carla Augusta, essa é uma conquista que deve perdurar. “Nunca mais ninguém vai ter coragem de tirar isso de vocês. Saio do Fundo Social muito feliz, porque a gestão nos deu a oportunidade de fazer um trabalho diferente, voltado para as pessoas, para o bem-estar delas”, afirmou. A futura secretária da Saúde foi muito aplaudida em vários momentos.
Apresentações
Cerca de 500 pessoas presenciaram as apresentações que ocorreram antes da entrega das cestas. Além do coral de idosos de Brejo Alegre, participantes da Oficina de Corte e Costura e das aulas de dança do ventre do CRAS encantaram o público. As mulheres apresentaram a coreografia “Dança dos Véus” e as crianças, “A Festa das Cores”. Já as alunas de corte e costura desfilaram com modelos confeccionados por elas próprias.