quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Secretário de Ação e Inclusão Social de Araras visita Araçatuba; objetivo é conhecer modelo de co-gestão

Com o objetivo de conhecer o modelo de co-gestão adotado pela Prefeitura de Araçatuba na área de assistência social, o secretário de Ação e Inclusão Social de Araras, José Olavo Paganotti, esteve na manhã desta quinta-feira (9) na sede da Secretaria de Assistência Social (SAS). Ele veio acompanhado pela assistente social Mirian Vanessa Pires Santos.

Os dois foram recebidos pela secretária Cidinha Lacerda e equipe técnica, que explicaram como funciona a parceria com a Avape (Associação para Valorização de Pessoas com Deficiência) e mostraram algumas experiências positivas da cidade. Segundo Paganotti, a visita a Araçatuba foi motivada pela boa gestão da área no município.

“Estamos buscando bons exemplos, ações que nos ajudem a melhorar a assistência social em Araras”, disse. O secretário afirmou que sua cidade pretende adotar um modelo que não seja assistencialista, mas que garanta direitos sociais. Na ocasião, a diretora de Proteção Social Especial da SAS, Maria Regina de Arruda, explicou que Araçatuba – a exemplo do que também ocorre em Araras – vem de uma tradição paternalista.

Avanço

Mas que, ao assumir o governo municipal, o prefeito Cido Sério decidiu implementar um modelo que garantisse à população vulnerável direitos sociais, com vistas à autossuficiência de indivíduos e famílias. Regina elencou, ainda, alguns equipamentos sociais que foram criados nos últimos dois anos, como os CRAS (Centros de Referência de Assistência Social) dos bairros Rosele e Jussara, o CRM (Centro de Referência da Mulher) e a Casa de Passagem.

“O avanço se deu porque a gestão municipal priorizou a assistência social, o prefeito abraçou a questão. Nós também dialogamos muito com o Conselho Municipal de Assistência Social, porque o envolvimento do conselho é fundamental nesse processo”. Já a secretária Cidinha Lacerda reforçou a importância da parceria com a Avape, iniciada em março de 2009.

Humanização

“Aumentamos a quantidade de assistentes sociais, psicólogos e monitores e passamos a oferecer aos usuários mais opções de cursos e oficinas, além de um atendimento mais humanizado. Sem a Avape não chegaríamos onde a gente chegou”, disse. No total, foram contratados 152 profissionais por meio da parceria com a associação co-gestora. Eles foram destinados para 14 programas sociais mais o Fundo Social.

Depois da visita à secretaria, Paganotti e Mirian Vanessa conheceram o CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) e o CRAS do bairro Umuarama. Também recepcionaram a dupla de Araras a coordenadora de programas sociais da Avape em Araçatuba, Elizângela Teixeira Soares, e o representante da Fenavape (Federação Nacional das Avapes), Carlos Eduardo Vilas Bôas.

Nenhum comentário: