quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Peti encerra atividades do ano com “Volta ao Mundo”

Phileas Fogg, personagem de Júlio Verne, deu a volta ao mundo em oitenta dias. As crianças do Peti (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil) de Araçatuba fizeram isso em oitenta minutos na manhã desta quinta-feira (16), no Teatro Municipal Paulo Alcides Jorge. Na ocasião, elas apresentaram o espetáculo musical “Volta ao Mundo”, que marcou o encerramento das atividades deste ano do programa que é mantido pelo Governo Municipal.

Antes da aventura cultural por vários países do globo, os tripulantes presenciaram algumas apresentações musicais. O coral e os alunos do curso de violão do Peti executaram a música “Pra não dizer que não falei das flores”, de Geraldo Vandré; em seguida, o coral cantou músicas natalinas. Na sequência, houve entrega de certificados dos cursos de “Técnicas de trabalho de camareira” e “Recepção, portaria e atendimento telefônico em edifícios e condomínios” para mães, pais ou responsáveis pelas crianças do Peti.

Sem custo para os alunos, as aulas foram ministradas no Senac até esta semana e foram possíveis graças à parceria da prefeitura com a Fundação Telefônica. Com duração de 40 horas cada, os cursos tiveram participação de 35 pessoas. Presente no evento, o vice-prefeito Carlos Hernandes reforçou que a assistência social tem sido prioridade da gestão municipal, que qualifica profissionalmente os adultos e oferece atividades socias e culturais para as crianças.

“Olhar diferenciado”

“É assim que nós governamos a cidade, pensando no lado social, no lado humano. E temos que ter essa atenção com as nossas crianças, cuidar delas no presente para que tenham um futuro melhor”, disse Hernandes. Na ocasião, o vice-prefeito (foto abaixo) entregou certificados para alunos dos cursos recém-terminados. Já a secretária de Assistência Social, Cidinha Lacerda, destacou o trabalho feito pela equipe do Peti e também enfatizou “o olhar diferenciado” que a gestão dá para a questão social.

O espetáculo

Depois da fala das autoridades, teve início a “Volta ao Mundo”. O espetáculo musical foi construído entre agosto e dezembro deste ano, em projeto que envolveu as oficinas de teatro, dança, capoeira, atividades circenses, hip hop, informática, brinquedoteca, musicalização, arte e educação. A história do musical conta as aventuras dos irmãos Maria (Júlia Copetti) e João (Carlos Adriano).

Conforme o enredo da peça, Maria foge e vai atrás do Mágico de Oz, para pedir a ele o fim da exploração contra as crianças.Ao descobrir que a irmã fugiu, João sai à sua procura. Os dois dão a volta ao mundo, conhecendo países, suas culturas e encontrando personagens encantados. A jornada começa no Brasil, com uma partida de futebol sob a coreografia “Comemore do seu jeito”, e termina no Mundo de Oz, com a coreografia “Além do Arco-Íris”. Os personagens passaram ainda pela Argentina, Espanha, França, Itália, China, Inglaterra, países árabes e africanos, e encontraram personagens como Tarzan, Pinóquio, Aladim, Gato de Botas e a Bela e a Fera.

Presentes

Depois do espetáculo, o Papai Noel distribuiu brinquedos doados pelos organizadores da festa “Nervura”, enquanto a equipe do Peti entregou lembranças de Natal para as mães (as próprias crianças do programa confeccionaram os presentes). Também participaram do evento, o presidente do Comdica (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente), Albertino de Lima, e o secretário municipal de Participação Cidadã, Alex Lapenta.

Um comentário:

Cláudio Henrique disse...

Estive presente no evento e fiquei muito feliz com a peformance das crianças e a criatividade das monitores e equipe em geral.
Continuem incentivando e financiando a vida de nossos pequeninos. Eles são o nosso tesouro.