sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Assistência Social foi destaque em 2010

Remoção de 38 famílias para o Condomínio Vitória. Criação do Centro de Referência da Mulher “Josymary Aparecida Carranza”. Instalação da Casa de Passagem para crianças e adolescentes. Essas foram as três principais conquistas em 2010 do Governo de Araçatuba na assistência social. Qualificação profissional e oficinas também marcaram o ano.

Para cumprir com o programa de governo, a gestão promoveu a descentralização, a inclusão social de dezenas de famílias, resgatou a autoestima e estimulou a autonomia das pessoas. Isso foi reforçado com a atuação dos quatro CRAS (Centros de Referência de Assistência Social) e do programa Renda Cidadã, que aprimoraram seus serviços e ofereceram cursos e oficinas novos.

No segundo semestre, 60 pessoas participaram dos cursos de chocolateria, panificação e confeitaria, texturização e culinária para restaurante. Além disso, foram oferecidas aulas de bordado, crochê e artesanato. Uma das novidades foi a oficina de yoga, iniciada em outubro no CRAS do Jussara, e que hoje é ofertada também no CRAS do Rosele.

Também com vistas à qualificação profissional, 35 pais ou responsáveis por crianças atendidas no Peti (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil) tiveram a oportunidade de participar dos cursos de “Técnicas de trabalho de camareira” e “Recepção, portaria e atendimento telefônico em edifícios e condomínios”, nos meses de novembro e dezembro.

Condomínio Vitória

Inaugurado no dia 11 de março no bairro Rosele, o Condomínio Vitória foi construído com investimento de R$ 650 mil do Governo Municipal. Ele possui 38 casas e abriga mais de 120 pessoas que antes viviam em situação precária no Beco da Esperança, área de risco da cidade.

A remoção das famílias para o residencial foi a primeira grande preocupação do prefeito Cido Sério, do vice Carlos Hernandes e da secretária de Assistência Social, Cidinha Lacerda, já em 2009. Por isso, a gestão fez um grande esforço para alocar recursos a fim de construir o condomínio e elaborou um projeto de moradias dentro dos padrões de sustentabilidade.

Casa de Passagem

“Há muito tempo que a gente sonha com isso. E só uma gestão, uma secretaria com coração e profissionalismo pôde realizar esse sonho”. Com essa frase, o Dr. Lindson Gimenes de Almeida, promotor público, manifestou sua alegria ao ver inaugurada, no dia 3 de agosto, a Casa de Passagem. O espaço foi criado para atender, em caráter provisório e emergencial, crianças e adolescentes de 2 a 17 anos em situação de risco e que precisam de acolhimento imediato. A casa tem sala de convivência, sala de estar, sala de TV, escritório para a equipe técnica (assistente social, psicóloga e monitores), três quartos, cozinha, quatro banheiros, área de serviço e quintal.

CRM

Outra grande conquista de 2010 foi o Centro de Referência da Mulher (CRM), inaugurado no dia 24 de maio e que recebeu, quatro meses mais tarde, o nome da assistente social Josymary Aparecida Carranza. O local tem como objetivo prevenir e combater a violência contra a mulher, visando promover a ruptura da situação de agressão e estimular a cidadania por meio de ações globais e de atendimento interdisciplinar. Nos seis primeiros meses de funcionamento, o CRM fez 270 atendimentos sociais, 34 advocatícios e 266 psicossociais.

Nenhum comentário: