quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Bolsa Família: cobertura em Araçatuba chega a 99,86% na saúde

Famílias com crianças e/ou mulheres precisam cumprir obrigações na área de saúde para receberem o Bolsa Família. Nesse quesito, Araçatuba tem o que comemorar, pois segundo mais recente atualização de dados do Ministério da Saúde, a cidade fez o acompanhamento de 99,86% das famílias com esse perfil. Ao todo, foram atendidas 4.239 famílas de um total de 4.245.

O trabalho na cidade foi realizado pelo serviço social da Secretaria Municipal de Saúde (SMSA), que repassou as informações ao ministério. Os dados foram consolidados no dia 18 deste mês. Eles colocam Araçatuba na liderança regional em cobertura da saúde no Bolsa Família, bem acima da média entre 645 cidades do Estado, que é de 42,27%.

Na região, entre 32 municípios localizados, Coroados (96,6%) e Santópolis do Aguapeí (93,62%) são os que mais se aproximam de Araçatuba no total de famílias acompanhadas. Na saúde, os compromissos que as famílias têm que assumir para receber o benefício envolvem crianças com até sete anos de idade e mulheres de 14 a 44 anos. Aquelas precisam estar com o cartão de vacinação em dia e serem levadas pelo menos duas vezes por ano a uma unidade de saúde para pesar e medir a altura.

Mulheres

As mulheres precisam fazer o mesmo acompanhamento. Gestantes ou lactantes devem realizar o pré-natal e acompanhar sua saúde e a do bebê. Em Araçatuba, 2.427 famílias compostas somente por mulheres tiveram o acompanhamento na saúde, de um total de 2.429. Foram identificadas 31 gestantes. O total de famílias que recebe o Bolsa Família é aproximadamente 4,9 mil. Além da saúde, o programa tem como condicionalidades compromissos com a educação e a assistência social.

Crianças

Das 4.245 famílias beneficiárias de Araçatuba que precisam cumprir as obrigações com a saúde, 1.816 possuem crianças menores de sete anos. No total, 2.311 crianças foram acompanhadas, ou 99,91%. As cidades da região que mais se aproximam de Araçatuba são Coroados (99,22%) e Brejo Alegre (94,74%). Nesse item, a média entre todas as cidades paulistas registradas no Ministério da Saúde é 48,12%.

Já as crianças com idade inferior a dois anos tiveram 100% de cobertura em Araçatuba: 383 foram atendidas em Unidades Básicas de Saúde. Segundo a atualização do ministério, na região apenas Araçatuba, Brejo Alegre (8 crianças acompanhadas), Guzolândia (11) e Sud Mennucci (10) atingiram 100% de cobertura com base nas crianças menores de dois anos. Nesse quesito, a média entre as cidades paulistas é 50,57%.

IGD-M

Todos os dados correspondem à segunda vigência de 2010, que compreende o período de julho a dezembro. Os municípios que melhoram sua cobertura e mantenham os cadastros atualizados recebem mais recursos financeiros do Governo Federal, por meio de cálculo do IGD-M (Índice de Gestão Descentralizada Municipal). As cidades têm até 31 de dezembro para enviar suas informações, por isso as posições podem ser alteradas.

Nenhum comentário: