segunda-feira, 14 de junho de 2010

Crianças transformam sucatas em brinquedos

“O que você vai ser quando crescer?” Inspiradas por essa pergunta, cerca de 70 crianças do ensino fundamental de Araçatuba participaram de uma oficina de montagem de brinquedos com sucatas. A atividade foi realizada na praça João Pessoa nesta segunda-feira-feira (14) e fez parte da campanha de combate ao trabalho infantil, que a Prefeitura de Araçatuba, por meio da Secretaria de Ação Social (SAS), promove até a próxima sexta-feira (18).

A oficina foi ministrada por monitores e crianças do Peti (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil) para cerca de 40 alunos do da Emeb Prof. Lauro Bittencourt pela manhã e para 30 da Emeb Cristiano Olsen, à tarde. Segundo a ludotecária do Peti, Mayla Ferreira Pavezzi (foto abaixo, ao centro), a atividade foi desenvolvida a partir da oficina de brinquedoteca que o programa oferece. “Elaboramos um questionário para saber que profissão as crianças gostariam de exercer quando adultas. Em seguida, elas consultaram um guia de profissões, fizeram um desenho destacando a profissão desejada e depois montaram os bonecos”, disse Mayla.

Do grupo que participou da atividade no Peti, 10 crianças foram escolhidas para auxiliar os estudantes da rede pública na confecção dos seus brinquedos na oficina desta segunda-feira. Entre os materiais utilizados, as crianças reaproveitaram garrafas pet, embalagens de pasta de dente, caixas de leite e de ovos, tampinhas e demais objetos recicláveis. Segundo a ludotecária, a ideia da oficina foi promover a integração entre as crianças, incentivar a necessidade da reciclagem e mostrar perspectivas para os participantes.

“Por meio dessa atividade lúdica as crianças aprenderam que hoje elas devem brincar e estudar, mas que elas podem sonhar com uma profissão no futuro”, afirmou Mayla. As profissões mais escolhidas pelas crianças foram a de médico, para as meninas, e a de jogador de futebol, para os meninos. O estudante William Henrique Silva Nascimento (foto acima), 8 anos, destoou do grupo. Ele disse que vai se policial, sem entrar em muitos detalhes. “É uma profissão legal, que tem aventura”, sintetizou.

Confira trecho da oficina:



Fotos: AAS

Nenhum comentário: