terça-feira, 27 de julho de 2010

Geladeiras econômicas são entregues às famílias do Condomínio Vitória

A Prefeitura de Araçatuba participou da realização de mais uma meta conquistada para o projeto do Condomínio Vitória, área onde residem as 38 famílias que foram retiradas da favela Beco da Esperança. Na manhã de hoje (27), a CPFL (Companhia Paulista de Força e Luz) entregou 35 das 38 geladeiras, sendo que as três restantes serão levadas nos próximos dias. As geladeiras são econômicas, consumindo 35% menos energia que as substituídas. O prefeito Cido Sério participou da entrega e auxiliou as famílias a levarem o novo eletrodoméstico para suas casas.

A entrega foi uma surpresa para os moradores, que não sabiam em que data aconteceria. Para a doméstica Ana Valéria Tobias da Costa (foto) a surpresa teve um toque ainda mais especial. “Eu sabia que iam entregar neste ano, mas nunca imaginei que fosse acontecer no dia do meu aniversário”, comenta. Valéria completa hoje 39 anos e para ela há muito que comemorar. “Há um ano atrás eu morava no Beco ainda e estava prestes a enfrentar uma das piores enchentes que já aconteceu lá. Hoje eu tenho uma casa nova, não pago aluguel, ganhei aquecedor solar e uma geladeira. Quer mais o que?”, brincou a moradora do Condomínio Vitória.

Alguns moradores não possuíam o aparelho quando moravam no Beco da Esperança e outros o perderam durante a mudança. “Elas chegaram em boa hora. Foi uma surpresa ótima”, diz Cícera Maria dos Santos, liderança na comunidade que encabeçava o movimento por moradias dignas. Cícera explica que os moradores que não possuíam ou perderam sua geladeira emprestaram de amigos. “Algumas eram muito antigas, quebradas, então nós conseguimos emprestar até que as novas chegassem. A sorte é que foi rápido”, finaliza.

A presidente do Fundo Social de Solidariedade, Carla Augusta Penteado, ressalta o grau de mudança que aconteceu na vida destas famílias. “Quando você lembra que trata-se de pessoas que há pouco tempo moravam num lamaçal, sem segurança, algumas casas sem banheiros ou o mínimo de garantias de higiene e hoje nós temos este quadro social à nossa frente, é uma transformação muito significativa”, argumenta Carla. “Não é apenas uma acréscimo em qualidade de vida, é uma mudança completa na vida destas pessoas”, finaliza a presidente.

O prefeito esteve junto dos moradores no momento da entrega e visitou algumas casas. Alguns moradores mostraram para o prefeito as melhorias que já fizeram nas casas, como pintura interna, aquisição de novos móveis, piso e outros. “Eu me sinto em casa aqui com essas pessoas por que eu já passei pelos problemas que elas enfrentavam. E vê-las tão cheias de esperança, fazendo os primeiros investimentos, mostra que existe confiança e um sentimento de segurança com relação ao projeto do Condomínio Vitória”, diz o prefeito.

Cido Sério ajudou moradores a levarem as geladeiras para dentro de casa. “Nosso papel é continuar trabalhando para promover mudanças positivas na vida das pessoas. Para as coisas mudarem quem deve estar em primeiro lugar é o ser humano, em todos os projetos e atividades, e o nosso horizonte é este”, concluiu o prefeito.

Parcerias

A parceria com a CPFL deu-se por meio do Programa de Eficiência Energética, que tem como objetivo desenvolver projetos de eficiência energética junto às comunidades e órgãos públicos voltados para a utilização racional de energia elétrica e de equipamentos eficientes, contribuindo para a preservação dos recursos naturais. As geladeiras velhas serão recolhidas pela CPFL, que dará a destinação final. Dentro deste programa, existe o Projeto de Atendimento aos Consumidores de Baixo Poder Aquisitivo, que abrange o diagnóstico e implementação de medidas para dar eficiência energética em comunidade de baixo poder aquisitivo com ações como a substituição de geladeiras, chuveiros, lâmpadas e outros.

A secretária de Assistência Social, Cidinha Lacerda, reforça a importância dos parceiros para a concretização do Condomínio Vitória. “Sem nossos parceiros nós não teríamos atingido este nível de qualidade e de satisfação dos moradores. Eles estiveram conosco quando retomamos as obras, em 2009, e continuam nos acompanhando. A Administração agradece aos colaboradores, que confiaram no projeto e foram solidários com estas famílias”, finaliza a secretária.

A construção do Condomínio Vitória ficou sob a coordenação da Secretaria de Assistência Social e do Fundo Social de Solidariedade e contou com o apoio da CPFL, Transsen Aquecedor Solar, Vega Engenharia Ambiental, JN Construtora, Locatelli Paisgismo, UniToledo, Unip, AES Tietê, Fernando Rahal e USP. A execução da obra ficou a cargo da Engescav Construtora.

Texto: Fernando Verga
Fotos: Alex Tristante

Nenhum comentário: