quinta-feira, 22 de julho de 2010

PCDs de Araçatuba estreiam nos Jogos Regionais e conquistam 14 medalhas

Pela primeira vez na história Araçatuba participou dos Jogos Regionais com uma equipe de pessoas com deficiência (PCDs). E logo na estreia em competições oficiais o grupo conquistou 14 medalhas – três de ouro, oito de prata e três de bronze - em provas disputadas nesta quarta-feira (21), no Estádio Municipal de Ilha Solteira, cidade-sede do evento.

Na classificação geral (masculino) os atletas obtiveram a medalha de bronze, ficando atrás de Rio Preto (ouro) e Catanduva (prata). No feminino, Araçatuba ficou na 4ª posição. Dos resultados individuais, destaque para os atletas Ernesto Pereira Lemos, que conquistou duas medalhas de ouro (lançamento de dardo e de disco), Expedito da Silva Massaro, que levou a medalha de ouro no arremesso de peso e duas de prata (lançamento de dardo e de disco), e Natália Donaria Teixeira (foto acima, de azul), que conquistou duas pratas (100 metros e 800 metros rasos para deficientes visuais).

Os dois primeiros também foram classificados para os Jogos Abertos do Interior, que serão disputados em outubro. Também tiveram bom desempenho os atletas Flávio Luis de Andrade (foto acima), que conquistou uma medalha de prata no arremesso de peso e dois bronzes (400 metros e 100 metros rasos para cadeirantes), Renato Costa, que levou três pratas (arremesso de peso e lançamento de disco e de dardo) e um bronze (arremesso de peso), e Francisco Eudivan Fernandes (na foto, com o guia), que ficou em 4º nos 100 metros e 5º nos 1.500 metros rasos para deficientes visuais.

A equipe contou ainda com a participação dos cadeirantes Rinaldo Soares dos Santos, Edirene Arrais Menezes e Márcia Reis. Todos os atletas começaram treinar há poucos meses e nunca haviam participado de uma competição oficial. Segundo Lemos, que é cadeirante, o desempenho da equipe prova que as pessoas que possuem algum tipo de deficiência podem superar desafios. “Quem diria que logo na primeira vez a gente conquistaria 14 medalhas? Isso é um incentivo pra gente continuar”, disse.

Oportunidade

Para o presidente da Aadefa (Associação de Atendimento aos Deficientes Físicos de Araçatuba) e também medalhista, Expedito Massaro, o início do trabalho pode estimular outras pessoas a também praticar o esporte, além de mostrar o potencial dos usuários da entidade. “A Administração do prefeito Cido Sério nos deu esta oportunidade, acreditou na equipe de PCDs. Então, a gente fica muito feliz porque somos os pioneiros”, disse.

A instituição presidida por Massaro (foto acima) levou seis atletas, o que representa 66,6 % do grupo. Segundo a técnica de Araçatuba na modalidade especial, Miriam Costa Garcia, o resultado superou a expectativa e mostrou que a cidade tem potencial para desenvolver o esporte de inclusão e descobrir talentos. Miriam destacou também o empenho do Governo Municipal na formação da equipe. Ela disse que o trabalho deverá continuar. “No ano que vem eu tenho certeza que nós vamos montar uma equipe muito forte”, afirmou.

Ernesto levou dois ouros

A 54ª edição dos Jogos Regionais começou na última terça-feira (20), com a medalha de ouro de Araçatuba na ginástica rítmica, e vai encerrar no dia 31 de deste mês. Até o momento, a liderança da competição está com Rio Preto, que tem 39 pontos, seguida de perto por Araçatuba, com 32.


Fotos: AAS

Nenhum comentário: