sexta-feira, 17 de abril de 2015

Oficina de bordado em chinelos é oferecida para atendidos do CREAS

Texto e foto: Camila Graziela
Atividade pretende oferecer uma opção de renda aos familiares das crianças e adolescentes
Com a aproximação do Dia das Mães, o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) de Araçatuba ofereceu, na tarde dessa quinta-feira (16), uma oficina de artesanato de bordado em chinelos para atendidos e familiares. Todo material necessário foi disponibilizado pelo equipamento. A iniciativa é da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS). O CREAS é gerido pela Associação de Amparo ao Excepcional Ritinha Prates (AAERP).

De acordo com o coordenador do local, Edson Neves Terra Júnior, a proposta é que os atendidos possam presentear suas mães com o par de chinelos que foi bordado durante a oficina e, também, possibilitar mecanismos de geração de renda. "A ideia é incluir essas pessoas no mercado informal. Desde o início do ano, estamos implantando diversas oficinas para que nossos atendidos e familiares tenham autonomia, pois com a geração de renda ocorre melhora no convívio familiar, possibilitando inclusive, o controle da violência”, explicou.

A mãe de uma jovem de 18 anos, que integra o Serviço de Enfrentamento à Violência Contra Crianças e Adolescentes, disse que tem participado de todas as oficinas. “Devido ao que aconteceu com a minha filha, eu saí do trabalho para ficar com ela. Graças a esses cursos, eu tenho conseguido a minha fonte de renda, porque estou fazendo trufas para vender e, agora, pretendo vender os chinelos também. Agradeço muito essa oportunidade”, declarou.

Mesma opinião tem o pai de um rapaz que também frequenta o Serviço de Enfrentamento à Violência Contra Crianças e Adolescentes. “Não tenho nem palavras para agradecer tudo o que o CREAS tem feito por minha família”, disse. Ele contou que o equipamento têm sido essencial na vida deles e graças ao local, conseguiu um emprego. “Eu estava desempregado há oito meses e o CREAS me encaminhou para a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Relações do Trabalho para uma vaga de vigilante e já começo a trabalhar domingo. Estou bastante feliz em ter novamente um emprego com registro em carteira”, contou.
O CREAS
Criado em Araçatuba em 2009, o Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Creas) é direcionado para o atendimento de pessoas vítimas de qualquer tipo de violência. O Centro tem como objetivo fazer com que estas pessoas superem o trauma, e também rompam o ciclo da violência, por meio de atendimento psicossocial e jurídico. Atualmente, a unidade atende mais de 400 pessoas, e funciona das 8h às 17h30.
Localizado na avenida dos Estados, 553, no jardim Sumaré, o CREAS possui três frentes de trabalho: Serviço de Enfrentamento à Violência Contra o Indivíduo e sua Família (pessoas portadoras de necessidades especiais que sofrem violência), Serviço de Enfrentamento à Violência Contra Crianças e Adolescentes e Serviço de Medida Socioeducativo (adolescentes que cometem atos infracionais). Juntamente com outros 15 programas da Secretaria Municipal Assistência Social (SMAS) de Araçatuba, o CREAS é gerido pela Associação de Amparo ao Excepcional Ritinha Prates (AAERP) desde o dia 23 de abril de 2014.

------------------------------------------------------------------------
Secretaria Municipal de Assistência Social – SMAS
Prefeitura Municipal de Araçatuba – PMA
(18) 3636-1260
www.aracatuba.sp.gov.br
-----------------------------------------------------------------------

Nenhum comentário: