quarta-feira, 7 de julho de 2010

Pontos de apoio aproximam população dos CRAS

Atenção à família, oferta de oficinas culturais e de capacitação, além de encaminhamentos para programas sociais. Para isso, a Prefeitura de Araçatuba dispõe de quatro CRAS (Centros de Referência de Assistência Social), em cada uma das regiões da cidade. Juntas, as unidades atendem cerca de 3 mil famílias. E para aproximar ainda mais a população dos centros de referência, a Secretaria de Assistência Social mantém seis pontos de apoio.

Segundo a chefe de Divisão dos CRAS e Programas de Assistência Social Básica do município, Márcia Moreira Lavoyer, as unidades estão estrategicamente localizadas e tem o objetivo de facilitar a vida das pessoas. “Os pontos de apoio ampliam a rede de proteção social básica na cidade e consolidam a política de descentralização que o Governo Municipal adota. Isso acaba refletindo em melhorias para a população mais vulnerável, que é quem mais precisa dos nossos serviços”, afirmou.

Márcia disse, ainda, que o mais recente ponto de apoio instalado está localizado no bairro Verde Parque, no Lar Espírita Caminho de Nazaré. No local, é oferecida oficina de artesanato às quartas-feiras, das 8h30 às 10h30, e uma assistente social fica à disposição da comunidade às segundas-feiras, das 9h às 10h. A chefe de Divisão destacou que em cada ponto, em dias e horários determinados, uma assistente social ou psicóloga atende as famílias, que podem ser encaminhadas para o CRAS da região onde moram.

As unidades estão localizadas nos bairros Umuarama, São José, Jussara e Rosele e funcionam de segunda a sexta-feira das 8h às 17h. Nos centros, as famílias recebem apoio psicológico, participam de reuniões, palestras e oficinas de reflexão, de capacitação ou culturais, são inscritas em programas sociais como o Bolsa Família e cadastradas para receber doação de agasalhos e alimentos.

Pontos de Apoio

CRAS Umuarama
Emeb Egles Gabas
Rua Joana Favarin Jorge, 161 – bairro Vista Verde
Dia e horário de atendimento: segunda-feira, das 14h às 17h

Centro Comunitário do bairro Alvorada
Rua Xavier de Toledo, 746
Dia e horário de atendimento: segunda e terça-feira, das 14h às 17h

CRAS Rosele
Centro Comunitário do bairro Rosele
Rua Wandenkolk, 3123
Dias e horários: segunda, das 16h às 17h, e sexta-feira, das 8h30 às 9h30

Lar Espírita Caminho de Nazaré
Rua Natalino Pereira da Silva, 140 – bairro Verde Parque
Dias e horários: segunda-feira, das 9h às 10h, e quarta-feira, das 8h30 às 10h30h (artesanato).

Associação Batista João Arlindo
Rua Dois de Dezembro, s/n – bairro Dona Amélia
Dias e horário: quarta e quinta-feira, das 15h às 16h

CRAS Jussara
Centro Comunitário do bairro Clóvis Picolloto
Avenida Presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira, 770
Dia e horário: terça-feira, das 13h30 às 16h

Nenhum comentário: