quarta-feira, 7 de julho de 2010

Sítio da Criança resgata brincadeiras tradicionais

O Programa Lobato - Sítio da Criança celebrou uma das mais tradicionais festas populares do Brasil. Na manhã desta quarta-feira (7) o “arraiá” do sítio recebeu com comidas típicas, decoração especial e brincadeiras os meninos atendidos pelo programa, que é mantido pela Prefeitura de Araçatuba por meio da Secretaria de Assistência Social (SAS).

Segundo a coordenadora do Sítio da Criança, Sônia Gomes Vieira, o objetivo do evento foi resgatar a tradição da festa junina e promover a integração entre os meninos. “Além de brincar, eles fizeram apresentações de dança, coral e celebraram um casamento caipira”, disse. A festa teve duração de quatro horas e contou com a presença da chefe de Gabinete da SAS, Marli Ivonice Viera Canova, que representou a secretária Cidinha Lacerda.

Entre as brincadeiras, as crianças participaram do jogo de argolas, tiro ao alvo (boliche), espantalho, corrida do milho, futebol e pescaria. O destaque ficou por conta desta última, que sofreu uma adaptação. “Com o intuito de estimularmos a consciência ambiental das crianças, nossa pescaria foi ecológica. Em vez de pegar peixes, os participantes pescavam garrafas pet, latas e outros objetos que simbolizam o lixo jogado nos rios, ribeirões e córregos”, afirmou Sônia.

O Programa

Reformulado em 2009, o Programa Lobato – Sítio da Criança visa dar oportunidades para 168 meninos em situação de vulnerabilidade, por meio de atividades socioeducativas e culturais. Os atendidos têm idades entre 9 e 15 anos e participam de diversas oficinas como a de marcenaria, psicultura, artes circenses e dança, além de receberem apoio psicológico e escolar.


Fotos: AAS

Nenhum comentário: