terça-feira, 27 de novembro de 2012

Comissão se reúne para discutir trabalho infantil

Aprimorar as políticas públicas destinadas a combater o trabalho infantil e proteger o trabalhador adolescente. Com esse objetivo uma comissão composta por membros de secretarias e conselhos municipais de Araçatuba tem se reunido mensalmente para discutir o tema e definir estratégias. Nesta terça-feira (27), o grupo participou de mais um encontro, na Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS).  
A Fundação Telefônica/Vivo, por meio da empresa Prattein, oferece a capacitação, que tem sido desenvolvida sob a forma de “laboratório de experiências”. De acordo com o diretor executivo da empresa, especializada em consultoria em desenvolvimento social, Fábio Barbosa Ribas Júnior, a ideia é aprimorar as estratégias de erradicação do trabalho infantil em Araçatuba por meio de algumas ações. 

Entre as propostas, o diretor destacou que será feito um “desenho” das estratégias para obter resultados mais efetivos; tentar construir uma ferramenta de geoprocessamento que permita mapear e identificar as condições de trabalho infantil e montar um guia destinado aos técnicos da área. No encontro desta terça-feira, a pauta se concentrou em análise de dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), formas de atendimento, avaliação e discussão de casos. 
RESULTADOS 
“Com essas atividades, esperamos que a cidade tenha mais capacidade de gerar resultados nas políticas públicas destinadas a erradicar o trabalho infantil e oferecer proteção ao adolescente trabalhador”, disse Ribas Júnior. Segundo ele, a depender do desenvolvimento das ações, a Fundação Telefônica/Vivo poderá apoiar, no futuro, projetos do município focados nessa temática. 

PARCERIA 
Para desenvolver essa atividade em Araçatuba, a Fundação e a prefeitura firmaram um termo de cooperação, de que também são partes o Comas (Conselho Municipal de Assistência Social) e o Comdica (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente). A parceria teve início em junho deste ano e deverá se estender até o segundo semestre do próximo ano, com possibilidade de prorrogação. 
Da comissão local fazem parte membros das secretarias municipais de Assistência Social, Educação, Saúde, Desenvolvimento Econômico e Relações do Trabalho e Segurança, além de integrantes do Comdica, Comas, Ministério do Trabalho e Emprego e Diretoria Regional de Ensino. A Prattein também desenvolve esse mesmo trabalho em Bebedouro e São Carlos. 

BUSCA ATIVA 
Para a secretária municipal de Assistência Social de Araçatuba, Cidinha Lacerda, o “laboratório de experiências” vem para fortalecer as políticas públicas municipais na área da infância. “Ainda temos uma demanda muito grande e essa capacitação vai nos ajudar na busca ativa para identificarmos os casos de trabalho infantil ou de trabalho adolescente desprotegido ou inapropriado”, disse Cidinha.

Nenhum comentário: