quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

CCI apresenta nova diretora

 Texto e foto: Camila Graziela

Centro agora faz parte do Departamento de Proteção Social Básica

O Centro de Convivência do Idoso (CCI) de Araçatuba agora responde a outro departamento da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS). Até dezembro de 2014 o órgão pertencia ao Departamento de Proteção Social Especial, e neste ano passa a ser vinculado ao Departamento de Proteção Social Básica. Assim, a diretora do CCI também muda, passando a ser Márcia Moreira Lavoyer. 


A apresentação ocorreu no primeiro encontro do ano com os familiares dos idosos que frequentam a unidade. A reunião, que é mensal, e tem por objetivo orientar, aproximar e informar os familiares sobre o que é desenvolvido no Centro, foi realizada na quarta-feira (21).

A nova diretora justificou a alteração explicando que houve uma readequação na tipificação dos serviços socioassistenciais, como o Serviço de Convivência do Idoso. “Por se tratar de um trabalho de prevenção, a unidade passou a fazer parte da Proteção Básica”, argumentou Márcia.



Na sequência, foi a vez dos idosos se apresentaram interpretando a música ”Eu só quero um xodó”. Eles também receberam um kit uniforme contendo uma camiseta e uma bermuda. Para Aparecida Messias de Souza, nora de José de Souza, que frequenta o local há quase dois anos, o CCI só fez bem na vida do sogro.


“Ele mora comigo há mais de 10 anos, era teimoso e não gostava de ir ao médico. Depois que ele veio pra cá descobrimos que ele tem pressão alta graças ao atendimento recebido aqui. Ele se tornou uma pessoa mais compreensível, aqui só fez bem para ele”, declarou.


Proteção Básica

A Proteção Social Básica tem por objetivo contribuir para a prevenção de situações de risco social por meio do desenvolvimento de potencialidades e fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários.


Ela oferece serviços como Proteção e Atenção Integral à Família (PAIF), convivência e fortalecimento dos vínculos, benefícios eventuais, Benefício de Prestação Continuada (BPC), ações e projetos de capacitação e inserção produtiva.


Proteção Especial

A Proteção Social Especial é a modalidade de atendimento às famílias e indivíduos em situação de risco pessoal e social em decorrência de abandono, maus tratos físicos ou psíquicos, abuso sexual, cumprimento de medidas socioeducativas, situação de rua, situação de trabalho infantil, entre outras. A PSE se subdivide em média e alta complexidade.

CCI

O CCI (Centro de Convivência do Idoso) é um espaço de atendimento e convivência social, voltado para a melhoria das relações sociais e afetivas do idoso, sua saúde e sua autoestima, evitando a institucionalização e garantindo a melhoria de sua qualidade de vida. O Centro oferece atendimento psicossocial, enfermagem e atividades diversificadas.


Inaugurado em maio de 2013, o CCI tem a finalidade de acolher idosos do município que vivem em situação de vulnerabilidade social. O equipamento fica na rua Jovita Militão Bonfim, 66, no bairro Chácaras Arco-íris. O local tem capacidade para atender 50 pessoas, com mais de 60 anos de idade, com atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Juntamente com outros 15 programas da Secretaria Municipal Assistência Social (SMAS) de Araçatuba, o CCI é gerido pela Associação de Amparo ao Excepcional Ritinha Prates (AAERP) desde o dia 23 de abril de 2014.

------------------------------------------------------------------------
Secretaria Municipal de Assistência Social – SMAS
Prefeitura Municipal de Araçatuba – PMA
(18) 3636-1260
www.aracatuba.sp.gov.br
-----------------------------------------------------------------------

Nenhum comentário: