quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

Jovens do Sítio Escola fazem tour pela cidade durante as férias

Texto e foto: Camila Graziela
O passeio teve início no Museu Histórico e Pedagógico Marechal Cândido Rondon e terminou com um piquenique no Zoológico Municipal
Os meninos que frequentam o Programa Lobato – Sítio da Criança de Araçatuba fizeram um tour entre os pontos históricos e turísticos da cidade. A ação ocorreu na manhã desta quarta-feira (07) e faz parte da programação de férias que ocorre durante todo o mês de janeiro.  Nesse período, os garotos participam de atividades diferenciadas.

O passeio teve início no Museu Histórico e Pedagógico Marechal Cândido Rondon, onde os participantes tiveram a curiosidade aguçada com elementos como o porão do local, espaço de maior sucesso durante a visita. Eles puderam conferir também retratos dos principais pontos da cidade como a Praça Rui Barbosa entre 1910 e 1925 e a Igreja Matriz Nossa Senhora Aparecida, conhecida como Catedral, na década de 20.

DO RETRATO PARA O REAL
Os meninos, acompanhados pelos monitores, também puderam conferir de perto como estão a Praça e a Catedral hoje em dia. “É importante que eles vejam para que tenham uma noção da transformação que a cidade passou ao longo do tempo”, explicou o monitor Eduardo Amaral.

Logo após a visita, foi realizada uma caminhada até o zoológico Municipal Flávio Leite Ribeiro, onde fizeram um piquenique. Ainda segundo Amaral, a caminhada serviu para que os meninos pudessem conhecer um pouco da área central. “A maior parte desses garotos, moraem bairros periféricos e não tem o hábito de passar pelo centro, por isso a caminhada ajuda nesse aspecto”, finalizou. 

Programa Lobato - Sítio da Criança
O Programa Lobato (Sítio da Criança) foi inaugurado em Araçatuba em 1995. O local oferece serviços socioassistenciais para crianças e adolescentes, com idades entre 6 e 15 anos, do sexo masculino. Localizada na rua Luís Pinto Chaves, 430, TanneAndraus, a unidade tem como objetivo a constituição de espaço de convivência, formação para participação e cidadania, desenvolvimento do protagonismo e da autonomia das crianças a partir dos interesses, demandas e potencialidades desta faixa etária.

Funciona das 7h30 às 17h.  Atualmente, 143 meninos frequentam o Programa Lobato, que, juntamente com outros 15 programas da Secretaria Municipal Assistência Social (SMAS) de Araçatuba, é gerido pela Associação de Amparo ao Excepcional Ritinha Prates (AAERP) desde o dia 23 de abril de 2014.

------------------------------------------------------------------------
Secretaria de Assistência Social – SMAS
Prefeitura Municipal de Araçatuba – PMA
(18) 3636-1260
www.aracatuba.sp.gov.br
------------------------------------------------------------------------

Nenhum comentário: