terça-feira, 13 de janeiro de 2015

Programa Lobato oferece Colônia de Férias

Texto: Camila Graziela

Garotos com idades entre 6 e 15 anos se divertem com atividades lúdicas, como a “caça ao tesouro”

Momentos de lazer, socialização e diversão são garantidos na Colônia de Férias 2015 no Programa Lobato – Sítio da Criança. A programação ocorre durante todo o mês de janeiro.  Neste período, os atendidos são recebidos com atividades diferenciadas, incluindo passeios e brincadeiras. Na ultima sexta-feira (9) e segunda-feira (12), por exemplo, os meninos embarcaram numa aventura rumo à caça ao tesouro.


Com idades a partir de 11 anos, os garotos foram divididos em dois grupos. Cada um recebeu uma pista que levava a outra e assim sucessivamente. No total, foram distribuídas cinco pistas para cada equipe. A última dica fez com que cada grupo achasse metade do mapa do ‘tesouro’. Então, eles tiveram que se unir para conseguir chegar ao destino. No local, encontraram um CD contendo vídeos com instruções a serem seguidas. Dentre elas, corrente de energia (mãos dadas), cantos de louvor, cumprimentos e abraços.


Para os meninos a partir de seis anos foi desenvolvida uma história sobre o Sítio. Ela conta a fundação do local por um pirata e que este havia escondido ali um tesouro. Para dar veracidade ao fato, um monitor se vestiu de pirata e se escondeu. A missão dos garotos era encontrar esse pirata para dizer onde estaria escondido o tesouro. Ao final, os meninos receberam brinquedos variados como recompensa pela caça ao tesouro.



“A entrega foi simbólica. O verdadeiro tesouro está dentro de cada um de nós, na maneira como nos portamos com o próximo. Essa atividade teve o intuito de aprimorar o trabalho em grupo, a cooperação, o fortalecimento da amizade, desenvolvimento de estratégia e raciocínio”, explicou o monitor de artes marciais, Alexsandro dos Santos.


Para a coordenadora pedagógica, Rosângela Oliveira, o resultado das ações diferenciadas são crianças e adolescentes mais felizes e motivados.

Sítio da Criança

O Programa Lobato (Sítio da Criança) foi inaugurado em Araçatuba em 1995. O local oferece serviços socioassistenciais para crianças e adolescentes, com idades entre 6 e 15 anos, do sexo masculino. Localizada na rua Luís Pinto Chaves, 430, Tanne Andraus, a unidade tem como objetivo a constituição de espaço de convivência, formação para participação e cidadania, desenvolvimento do protagonismo e da autonomia das crianças a partir dos interesses, demandas e potencialidades desta faixa etária. Funciona das 7h30 às 17h.  Atualmente, 143 meninos frequentam o Programa Lobato que, juntamente com outros 15 programas da Secretaria Municipal Assistência Social (SMAS) de Araçatuba, é gerido pela Associação de Amparo ao Excepcional Ritinha Prates (AAERP) desde o dia 23 de abril de 2014.

------------------------------------------------------------------------
Secretaria de Assistência Social – SMAS
Prefeitura Municipal de Araçatuba – PMA
(18) 3636-1260
www.aracatuba.sp.gov.br
------------------------------------------------------------------------

Nenhum comentário: