sexta-feira, 15 de maio de 2015

CRAS leva idosos a pesqueiro

Texto e foto: Camila Graziela

Passeio faz parte de série de medidas que a Prefeitura de Araçatuba têm adotado para promover a valorização e a melhoria da qualidade de vida dos idosos assistidos pelo Governo Municipal

Os idosos que fazem parte do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo (SCFV), do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do Etemp e do Ponto de Apoio, do Rosele, de Araçatuba, fizeram um passeio fantástico, na sexta-feira (15). Eles foram levados para passar o dia no Restaurante Pesqueiro Quinta do Sardão, localizado às margens da rodovia Marechal Rondon, em Guararapes.

Eufóricos, os idosos desfrutaram do lugar que forma um cartão postal, com uma lagoa ao lado de três grandes estruturas de madeiras, cercadas de muito verde e tranquilidade. Dona Cleonice Aparecida Ormundes, de 66 anos, estava radiante. “Esse lugar é excelente e o CRAS é nota 1000. Eu estava numa depressão profunda, só ficava dentro de casa, quando eu imaginar estar me divertindo num lugar como esse? Eu renasci graças ao CRAS”, declarou satisfeita.


Tomiko Watanabe, 67, teve opinião semelhante. “Está sendo maravilhoso este passeio. Frequentar o CRAS é uma terapia pra gente. Eu perdi meu marido faz dois meses, e frequentar o grupo está sendo essencial para mim nesse momento”, relatou. Maria Noêmia Silva, 66, também fez questão de falar sobre a experiência. “O CRAS está de parabéns por tudo que tem nos proporcionado. Isso aqui está uma maravilha, revigorante. Até dancei e eu nem sou de dançar”, comentou.


Segundo o psicólogo responsável pelo grupo, José Aparecido Adão, o passeio vem ao encontro com os objetivos do programa que são promover a interação social e o fortalecimento de vínculos dentro da sociedade. “Muitas vezes este é o único meio de lazer e diversão deles”, informou.


A ação faz parte de uma série de medidas que a Prefeitura de Araçatuba, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) e seus programas, têm adotado para promover a valorização e a melhoria da qualidade de vida dos idosos assistidos pelo Governo Municipal. Ao todo, 49 pessoas participaram do passeio. Os CRAS de Araçatuba são geridos pela Associação de Amparo ao Excepcional Ritinha Prates (AAERP).


CRAS Etemp

Criado no município em 2009, o Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) do bairro Etemp desenvolve diversas ações para a comunidade promovendo a concretização dos direitos constitucionais e fortalecimentos de vínculos afetivos, relacionais e comunitários. Tem como principais ações o Serviço de Proteção e Atendimento Integral a Família – PAIF, Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos de 0 a 6 anos de idade e Serviço de Proteção Social Básica no domicilio para pessoas com deficiências e idosos.


Localizado na rua Pedro Viola, 184, a unidade também possui um ponto de apoio no bairro Rosele, que fica localizado na rua Noel Rosa, 238. Cerca de 700 famílias são atendidas mensalmente nas duas unidades do CRAS Etemp, que funcionam das 8h às 17h. Juntamente com outros 15 programas da Secretaria Municipal Assistência Social (SMAS) de Araçatuba, o CRAS Etemp é gerido pela Associação de Amparo ao Excepcional Ritinha Prates (AAERP) desde o dia 23 de abril de 2014.

------------------------------------------------------------------------
Secretaria Municipal de Assistência Social – SMAS
Prefeitura Municipal de Araçatuba – PMA
(18) 3636-1260
www.aracatuba.sp.gov.br
-----------------------------------------------------------------------

Nenhum comentário: