terça-feira, 19 de maio de 2015

Semana de Combate à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes é iniciada em Araçatuba

Texto e foto: Camila Graziela

Programação vai até sábado com teatro, passeata e ação no calçadão

Para marcar o Dia Nacional de Combate à Violência e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes (18 de maio) e chamar atenção ainda maior para o slogan ‘Fique Atento. Denuncie. Disque 100’, a Prefeitura de Araçatuba, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) e do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), iniciou, na segunda-feira (18), a Semana de Combate à Violência, Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes.


No período da manhã, uma equipe do CREAS fez panfletagem sobre o tema, na esquina da rua Duque de Caxias com a avenida dos Araçás. Paralelamente, houve apresentação de uma peça de teatro para as crianças da rede municipal de ensino. O evento ocorreu no Teatro da Unip. Intitulada de “O Segredo de Léo”, da CIA Atos e Atitudes de Birigui, a peça conta a história de um garoto que se isola em seu quarto. Diante desta atitude, os pais de Léo contratam um investigador para descobrir o motivo de tal comportamento. O detetive por sua vez, ganha a confiança do garoto e por meio de muito diálogo descobre que Léo foi abusado por um vizinho.


De acordo com o coordenador do CREAS, Edson Neves Terra Júnior, uma série de ações será realizada durante a semana com objetivo de conscientizar a população sobre o tema. “A proposta desta semana é mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da luta em defesa aos direitos sexuais de crianças e adolescentes”, explicou o coordenador. A programação se estende até sábado (23).

18 de Maio


Esse dia foi escolhido porque em 18 de maio de 1973, na cidade de Vitória (ES), um crime bárbaro chocou todo o País e ficou conhecido como o “Caso Areceli”. Esse era o nome de uma menina de apenas oito anos de idade que teve todos seus direitos violados. Ela foi raptada, estuprada e morta por jovens de classe média alta daquela cidade.


Enfrentamento

O Serviço de Enfrentamento à Violência, ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes é prestado pelo CREAS desde 2008, atendendo a pessoas com até 18 anos que estejam em situação de risco pessoal e social, por violação de direitos. Dentre eles: violência física, psicológica, negligência e violência sexual (abuso ou exploração sexual); abandono; discriminação em decorrência de orientação sexual, raça e etnia.

Conforme dados estatísticos de 2014, do CREAS, 33% dos casos atendidos foram de violência sexual. Desses abusos, 90% foram praticados na família. Dentre todas as denúncias que chegaram ao serviço, 73% foram feitas por terceiros, e não pela própria vitima. “Isso demonstra a importância da continuidade de ações de sensibilização. Dentre as propostas de atuação preventiva, junto à população, estão o projeto “Um Olhar de Proteção” e a campanha 18 de maio: Dia Nacional de Combate à Violência, Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”, acrescenta Marta Dourado.


CREAS

Criado no município em 2009 o CREAS (Centro de Referência Especializado em Assistência Social) é direcionado para atender pessoas que foram vítimas de qualquer tipo de violência. O Centro tem como objetivo fazer com que estas pessoas superem o trauma, e também, rompam o ciclo da violência, por meio de atendimento psicossocial e jurídico. Atualmente, a unidade atende 406 pessoas.
Localizado na Avenida dos Estados, 553, no jardim Sumaré, o CREAS possui três frentes de trabalho. São eles: Serviço de Enfrentamento à violência contra o indivíduo e sua família (Pessoas portadoras de necessidades especiais que sofrem violência), Serviço de Enfrentamento à Violência Contra Crianças e Adolescentes e Serviço de Medida Socioeducativo (Adolescentes que cometem atos infracionais).

Programação

ü  De 19 (terça-feira) a 22 de maio (sexta-feira), às 8h30 e 14h30, Teatro "O Segredo de Léo", na Universidade Paulista (Unip);
ü  Dia 22 (sexta), às 8h30, passeata a partir da praça João Pessoa;
Dia 23 (sábado), às 8h30, encerramento da semana, no calçadão

------------------------------------------------------------------------
Secretaria Municipal de Assistência Social – SMAS
Prefeitura Municipal de Araçatuba – PMA
(18) 3636-1260
www.aracatuba.sp.gov.br
-----------------------------------------------------------------------

Nenhum comentário: