sexta-feira, 22 de maio de 2015

Centro de Referência da Mulher completa cinco anos de funcionamento em Araçatuba

Texto e foto: Camila Graziela

Desde sua inauguração, 491 mulheres foram atendidas pela unidade, e, atualmente, 61 mulheres são acompanhadas pelo Centro

O Centro de Referência da Mulher (CRM) Josymary Aparecida Carranza irá completar no próximo domingo (24), cinco anos de instalação no município. Por conta disso, a equipe do equipamento preparou, na sexta-feira (22), um café da manhã especial para as atendidas. Desde sua inauguração, 491 mulheres foram atendidas pela unidade. Atualmente 61 mulheres são acompanhadas pelo Centro.


A ação é uma iniciativa da Prefeitura de Araçatuba, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS). Participaram do evento a secretária da SMAS, Marta Dourado e Cidinha Lacerda, presidente do Fundo Social de Solidariedade e Conselho Municipal da Mulher. O CRM é gerido pela Associação de Amparo ao Excepcional Ritinha Prates (AAERP).

Marta Dourado, falou da importância de espaços como o CRM. “O ideal seria que todos nós vivêssemos em paz, um respeitando o outro. Infelizmente nem sempre é isso que ocorre. Por isso, aqui em Araçatuba as mulheres vítimas de violência tem um espaço que permite que elas resgatem a sua dignidade. Pois, nesse equipamento é feito todo um trabalho de socialização e de fortalecimento da mulher, para que ela busque a emancipação e se valorize”, informou a secretária.


O CRM

O Centro de Referência da Mulher (CRM) Josymary Aparecida Carranza foi criado em Araçatuba em 2010, com o objetivo de acolher mulheres vítimas de violência e contribuir para que elas conquistem a autossuficiência e resgatem a autoestima. Localizado na rua Chiquita Fernandes, 615, no jardim Bandeiras, possui capacidade de atendimento variada. Atualmente, 61 mulheres são acompanhadas pelo CRM, que funciona das 8h às 17h.


Entre os serviços ofertados estão acolhimento, atendimento socioassistencial, atendimento psicológico e orientação jurídica. Ainda há oficinas de reflexão e encaminhamentos para outros programas da Rede de Proteção Social. Também fazem parte do trabalho do CRM visitas domiciliares, palestras de divulgação e contatos interinstitucionais, entre outras ações. Juntamente com outros 15 programas da Secretaria Municipal Assistência Social (SMAS) de Araçatuba, o CRM é gerido pela Associação de Amparo ao Excepcional Ritinha Prates (AAERP) desde o dia 23 de abril de 2014.

-----------------------------------------------------------------------
Secretaria Municipal de Assistência Social – SMAS
Prefeitura Municipal de Araçatuba – PMA
(18) 3636-1260
www.aracatuba.sp.gov.br
-----------------------------------------------------------------------

Nenhum comentário: