quarta-feira, 6 de maio de 2015

Prefeitura lança campanha sobre combate à violência sexual de crianças e adolescentes

Para reiterar a importância de campanha que acontecerá entre os dias 18 e 23 de maio, e chamar atenção ainda maior para o slogan ‘Fique Atento. Denuncie. Disque 100’, da Semana Nacional de Combate à Violência, Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, o lançamento foi feito com antecedência de 14 dias. Na segunda-feira (4), o prefeito Cido Sério oficializou o início do evento focado no Dia Nacional de Combate, em 18 de maio. 

A iniciativa da Prefeitura de Araçatuba é realizada pela Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), por meio do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação. No lançamento ocorrido no teatro da Universidade Paulista (Unip), palestra socioeducativa foi ministrada pelo psicólogo Sidnei Rinaldo Priolo Filho com o objetivo de sensibilizar professores do Ensino Fundamental, autoridades e equipes técnicas sobre o impacto do uso da violência no desenvolvimento social, moral e psíquico. 

A proposta é mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda sociedade a participar da luta em defesa dos Direitos Sexuais de Crianças e Adolescentes, garantindo o direito ao desenvolvimento da sexualidade de forma segura e protegida, livres do abuso e de exploração sexual. Dia 18 de maio foi escolhido devido ao crime bárbaro que ficou conhecido como "Caso Araceli", ocorrido em 18 de maio de 1973, na cidade de Vitória (ES). 

Marta Dourado, secretária municipal de Assistência Social, enfatizou a importância do projeto, principalmente para divulgação do serviço nas comunidades. "Todo ano nós realizamos esse trabalho para que mais pessoas conheçam o serviço de enfrentamento à violência infantil. Desta forma, maiores são as chances de denúncias e, assim, podemos salvar um número maior de vidas". 

Segundo o prefeito Cido Sério, “o nosso compromisso com o ser humano fica mais potencializado ainda quando se trata de nossos idosos e crianças. Nós temos que cuidar desses dois extremos com o maior carinho possível. Essa é uma de nossas bandeiras de luta e de vida. Por isso, devemos abrir bem os olhos, os ouvidos e a boca, para denunciar qualquer tipo de violência ou abuso”. 


Luiz Carlos Custódio, secretário municipal de Educação; Cidinha Lacerda, presidente do Fundo Social de Solidariedade; Albertino de Lima, presidente do Comas (Conselho Municipal de Assistência Social); Maria Regina de Arruda, diretora do Departamento de Proteção Social Especial da Secretaria de Assistência Social; e Edson Terra, coordenador do Creas participaram do lançamento. O teatro da Unip ficou lotado.

ENFRENTAMENTO

O Serviço de Enfrentamento à Violência, ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes é prestado pelo Creas desde 2008, atendendo a pessoas com até 18 anos que estejam em situação de risco pessoal e social, por violação de direitos. Dentre eles: violência física, psicológica, negligência e violência sexual (abuso ou exploração sexual); abandono; discriminação em decorrência de orientação sexual, raça, etnia.
Conforme dados estatísticos de 2014 do Creas, 33% dos casos atendidos foram de violência sexual. Desses abusos, 90% foram praticados na família. Dentre todas as denúncias que chegaram ao serviço, 73% foram feitas por terceiros, e não pela própria vitima. “Isso demonstra a importância da continuidade de ações de sensibilização. Dentre as propostas de atuação preventiva, junto à população, estão o projeto “Um Olhar de Proteção” e a campanha 18 de maio: Dia Nacional de Combate à Violência, Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”, acrescenta Marta Dourado.

PROGRAMAÇÃO

Dia 18 (segunda-feira), às 14h30
Teatro "O Segredo de Léo", na Universidade Paulista (Unip)

Panfletagem em supermercados, às 18h

De 19 (terça-feira) a 22 de maio (sexta-feira), às 8h30 e 14h30
Teatro "O Segredo de Léo", na Universidade Paulista (Unip)

Dia 23 (sábado), às 8h30
Encerramento da semana, no calçadão



------------------------------------------------------------------------
Secretaria Municipal de Assistência Social – SMAS
Prefeitura Municipal de Araçatuba – PMA
(18) 3636-1260
www.aracatuba.sp.gov.br
-----------------------------------------------------------------------


Nenhum comentário: