terça-feira, 28 de julho de 2015

Araçatuba realizará a 10.ª Conferência Municipal de Assistência Social‏

Texto: Camila Graziela

Nos dias 28 e 29 de julho (terça e quarta-feira), a Prefeitura de Araçatuba e o Conselho Municipal de Assistência Social (Comas) promoverão a 10.ª Conferência Municipal de Assistência Social, com apoio do Governo Federal. Por esse motivo, a Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) organizou uma série de pré-conferências junto aos públicos atendidos, nos programas e entidades conveniadas pelo Município. As ações preparatórias começaram no dia 15 e terminam no dia 27. 
Pré-Conferência realizada com usuários do CCI
Segundo a secretária Marta Dourado, de Assistência Social, o objetivo das pré- conferências foi reunir propostas que serão apresentadas no evento, para que os atendidos avaliem e reflitam sobre o que será discutido, bem como incentivar e mobilizar a participação deles na conferência. “As pré-conferências servem para preparar nossos usuários e também para ouvi-los. As ações discutidas serão direcionadas para eles. Portanto, é importante que participem e opinem”. 
Pré-Conferência realizada com usuários do CRAS Central
 A 10.ª Conferência Municipal de Assistência Social terá como tema ‘Pacto Republicano do Suas (Sistema Único de Assistência Social) rumo a 2026’, com o lema ‘O Suas que temos e o Suas que queremos’. Cinco dimensões serão debatidas durante o evento: Dignidade Humana e Justiça Social; Participação Social como Fundamento do Pacto Federativo no Suas; Primazia da Responsabilidade do Estado; Qualificação do Trabalho no Suas na Consolidação do Pacto Federativo; Assistência Social é um Direito no Âmbito do Pacto Federativo. A partir da discussão de cada dimensão, as propostas serão apresentadas, debatidas e votadas pelos participantes. 
Pré-Conferência realizada com usuários do CRAS Etemp
Para Marta Dourado, o evento é importante porque dará origem às propostas que serão levadas às conferências, em níveis estadual e nacional. “Como nós queremos que as políticas públicas sejam garantidas no nosso País, são definidas por meios das conferências. Elas vêm para consolidar o Suas, que em 2015 completa dez anos de implantação. Por isso, é importante a participação de nossos usuários nesse processo”. 
Ela acrescenta que a política pública se refere à transferência de renda, garantia de direitos de crianças, adolescentes e idosos, em todos os níveis. “Suas oferece serviços a todos os indivíduos que dele necessitam. A vulnerabilidade atinge todas as faixas e todos os níveis socioeconômicos”. A conferência acontecerá na Comunidade Evangélica de Araçatuba, com início a partir das 19h30 do dia 28. Endereço: rua Marcondes Salgado, 433, no bairro Santana.

EQUIPAMENTOS PARTICIPANTES 
Unidades do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e pontos de apoio, Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), Programa Lobato-Sítio da Criança, Serviço de Convivência Infantojuvenil (Secoi), Casa Abrigo Feminina e Casa Abrigo Masculina, Centro de Convivência do Idoso (CCI), Centro de Referência Especializado de Atendimento a Pessoas em Situação de Rua (Centro Pop), Programa Ação Jovem, Centro de Referência da Mulher (CRM), Acrepon, Asilo São Vicente e Instituto para Cegos Santa Luzia.
------------------------------------------------------------------------

Secretaria Municipal de Assistência Social – SMAS
Prefeitura Municipal de Araçatuba – PMA
(18) 3636-1260
www.aracatuba.sp.gov.br
-----------------------------------------------------------------------

Nenhum comentário: