segunda-feira, 13 de julho de 2015

Centro Pop promove Arraiá

Texto e foto: Camila Graziela
Cerca de 80 pessoas passaram pelo local 
O Centro de Referência Especializado de Atendimento a Pessoas em Situação de Rua (Centro Pop) de Araçatuba promoveu na manhã desta quarta-feira (8) um Arraiá para pessoas que vivem nas ruas e costumam frequentar o local. A ação, promovida pela Prefeitura de Araçatuba, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), foi acompanhada pela secretária da SMAS, Marta Dourado. Cerca de 80 pessoas passaram pelo local.

Segundo a coordenadora técnica do Centro, Jucielly Moreira, o objetivo do Centro com a promoção da festa típica caipira foi proporcionar o resgate da infância e do convívio familiar. “Muitos deles estão fora de sua cidade de origem e longe de seus familiares. Como servimos café da manhã todos os dias, optamos por fazer o de hoje diferenciado, com comidas típicas e decoração, para que eles também tenham um arraiá, mesmo sendo moradores de rua”, relatou.

Durante o evento, Marta Dourado destacou o trabalho do Centro dizendo que o local foi criado para assegurar e garantir os direitos de todos os cidadãos que estão em situação de rua. “Tenho um carinho muito grande por este equipamento, porque nós lutamos muito para garantir que vocês tenham dignidade. Aqui vocês cuidam da higiene, recebem alimentação e têm todo apoio necessário”, frisou a secretária.

Tiago Otílio Santos Almeida, de 31 anos, nascido na cidade de José Bonifácio, disse que foi parar nas ruas devido a um vício. Morando em Araçatuba há mais de quatro anos, e pouco mais de um mês nas ruas, ele disse o Centro Pop é uma bênção de Deus. “Isso aqui é como um coração de mãe. Hoje em dia só passa fome e frio quem quer. Porque aqui nós temos espaço para tomar banho quente, lavar nossas roupas e guardar nossos pertences. Sem contar que abre porta para quem quer mudar de vida, como eu, que já tenho até currículos prontos e estou à procura de emprego pra poder sair desta vida. E o Centro Pop está sendo fundamental para isso”, declarou esperançoso.
Centro POP
Criado em Araçatuba em 2014, o Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP) tem como objetivo prestar e ofertar atendimento a jovens, adultos, idosos e famílias que utilizam as ruas como espaço de moradia ou sobrevivência. O equipamento deve possibilitar condições de acolhida na rede socioassistencial, de forma a contribuir para a construção ou reconstrução de novas formas de vida, respeitando a autonomia e o direito de escolha dos usuários, bem como de promover ações para reinserção familiar e/ou comunitária. Este equipamento conta ainda, com uma equipe de abordagem social, no qual, realiza o trabalho de rua.
Localizado na rua São Paulo, 1090, no jardim Sumaré, o local tem capacidade para atender em média 100 pessoas por mês, e funciona das 8h às 17h. Juntamente com outros 15 programas da Secretaria Municipal Assistência Social (SMAS) de Araçatuba, o Centro POP é gerido pela Associação de Amparo ao Excepcional Ritinha Prates (AAERP) desde o dia 23 de abril de 2014.

-----------------------------------------------------------------------
Secretaria Municipal de Assistência Social – SMAS
Prefeitura Municipal de Araçatuba – PMA
(18) 3636-1260
www.aracatuba.sp.gov.br
-----------------------------------------------------------------------



Nenhum comentário: