terça-feira, 14 de julho de 2015

Assistência Social terá nova sede

Texto e foto: Camila Graziela

Unidade ficará localizada no cruzamento das ruas XV de Novembro e Bandeirantes
Com objetivo de melhorar suas instalações, oferecer melhor condição de trabalho aos funcionários, assim como melhorar o atendimento aos usuários, a Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) de Araçatuba passará a atender em uma nova sede ainda no segundo semestre deste ano.
Localizado no cruzamento das ruas Quinze de Novembro e Bandeirantes, o prédio, que já está devidamente identificado, foi cedido ao município pela União, por meio do Fundo Nacional Antidrogas (Funad). Dessa forma, a Prefeitura está isenta de pagar aluguel.

De acordo com a secretária de Assistência Social, Marta Dourado, há tempos o município procurava um novo local para acomodar a equipe que compõe a secretaria, que cresceu muito nos últimos anos, bem como melhorar o atendimento aos usuários que está com a comodidade comprometida. No entanto, só encontrava residências, como a que é utilizada atualmente, e que precisavam de reformas significativas.
“Quando soubemos que o imóvel pertencia à União, fizemos contato com o Ministério Público, que intermediou o repasse ao município. O prédio cobre nossas expectativas, por isso fizemos a solicitação”, explicou Marta. Ela informou ainda que a mudança está dependendo apenas de adequação da rede elétrica, por parte da CPFL Paulista. A situação se faz necessária devido a utilização de muitos computadores conectados à internet para transferência de informações dos usuários cadastrados.

Marta Dourado ressalta ainda, que a nova sede trará grande visibilidade para a Secretaria de Assistência Social. “A secretaria cresceu muito e é merecedora de visibilidade a altura dos serviços prestados”, declarou.

A Secretaria

A Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) de Araçatuba planeja, coordena e executa as políticas públicas de assistência social dirigidas às pessoas que estão em situação de vulnerabilidade e desvantagem socioeconômica no município. Para tanto, traça metas a serem realizadas através da interação dos governos Federal, Estadual e Municipal. 
Em Araçatuba, a Secretaria é responsável pelos seguintes programas e unidades assistenciais: Bolsa Família, Restaurante Popular, Ação Jovem, Secoi (Serviço de Convivência Infanto-Juvenil), Programa Lobato - Sítio da Criança, Casa Abrigo (para meninas), Casa Abrigo (para meninos), CRM (Centro de Referência da Mulher), CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), Renda Cidadã, além de cinco CRAS (Centros de Referência de Assistência Social). Eles se dividem em Proteção Social Básica e Proteção Social Especial.

Junto à secretaria funciona o Fundo Social de Solidariedade. Compete ao órgão estruturar uma agenda social visando a profissionalização, ampliação da rede social - com a promoção de campanhas solidárias para angariar agasalhos, alimentos e acessórios para portadores de deficiência física -, além de estimular o voluntariado.
------------------------------------------------------------------------

Secretaria Municipal de Assistência Social – SMAS
Prefeitura Municipal de Araçatuba – PMA
(18) 3636-1260
www.aracatuba.sp.gov.br
-----------------------------------------------------------------------


Nenhum comentário: