terça-feira, 2 de agosto de 2016

Cras São José promove ‘arraiá’ para crianças e adolescentes do SCFV

Por Camila Graziela

O Centro de Referência de Assistência Social (Cras), no bairro São José, promoveu tradicional festa caipira, na noite de sexta-feira (29), para crianças e adolescentes que fazem parte do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV). Aproximadamente 100 pessoas, entre atendidos e familiares, compareceram ao local, que se transformou num verdadeiro ‘arraiá’ para recebê-los.


De acordo com a coordenadora do equipamento Ana Paula da Rocha Soares, o Cras forneceu roupas para que os atendidos estivessem caracterizados. “As meninas receberam vestidos e chapéus e os meninos camisa xadrez e chapéu caipira. Foi um empréstimo para que todos pudessem entrar no clima e se divertirem”, disse Ana Paula.


O ponto alto da festa ficou por conta da tradicional quadrilha apresentada pelos atendidos, em ambiente devidamente decorado com bandeirinhas e balões. Comidas típicas, mesas de doces e brinquedos como pula-pula fizeram alegria da garotada.


Raiany, de 10 anos aprovou a iniciativa. “Muito legal esta festa, estou gostando muito porque nos traz coisas boas e diversão". Stephanie, 13, também opinou. “Muito divertido aqui e estão bem legais essas brincadeiras de festa junina. É muito bom participar do Cras”, declarou. Iniciativa é da Prefeitura de Araçatuba, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social.


Diariamente são promovidas atividades para os referenciados nas unidades do Cras, incluídas na programação fixa: palestras sobre temas diversos, oficinas de artesanato, patchwork, corte e costura, danças, natação e de hidroginástica. Há também oferta de cursos em outros locais, como em escolas especializadas. Passeios, festas de aniversário e comemorações de datas especiais são outras iniciativas. As cinco unidades e mais nove pontos de apoio atendem aproximadamente 12 mil referenciados por mês.


CRAS SÃO JOSÉ  
Estruturado no bairro São José em 2006, Cras desenvolve diversas ações para a comunidade, promovendo a concretização dos direitos constitucionais e fortalecimentos de vínculos afetivos, relacionais e comunitários. Tem como principais ações o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif), Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, para crianças de zero a 14 anos de idade e idosos e Serviço de Proteção Social Básica no domicílio, para pessoas com deficiências.  A unidade fica na rua Fundador Paulino Gato, 900, atende mensalmente cerca de 450 famílias e funciona das 8h às 17h.

Nenhum comentário: