quinta-feira, 18 de agosto de 2016

CRAS Centro inaugura Oficina de Costura para cursos gratuitos


Por Vanessa Canata
Fotos: Nelson Vieira Gomes
A Prefeitura de Araçatuba, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, inaugurou, nesta quarta-feira (17), a oficina de costura do Centro de Referência de Assistência Social Pedro Martinez de Souza (Pereira), o CRAS Centro. No evento, estiveram presentes o prefeito Cido Sério, o vice-prefeito Carlos Hernandes, a secretária de Assistência Social Marta Dourado, coordenadores de alguns programas da secretaria e secretários municipais, além das alunas do curso de corte e costura.
O curso, que já era realizado no prédio do CRAS, ganhou um espaço próprio , em um ambiente arejado e mais confortável para todos. O novo local fica a um quarteirão do CRAS Centro, na rua Quinze de Novembro, 341, no Centro.
Durante a inauguração, o prefeito Cido Sério destacou a importância de equipamentos como estes para a promoção da cidadania. Ele enfatizou que a administração pública, em todas as esferas, deve trabalhar principalmente para aqueles que mais precisam. “Os cursos, como este que ofereceremos neste espaço, ajudam a mulher a se levantar por si mesma. E isso é dar a chance de uma vida nova e melhor”, afirmou o prefeito.


A secretária Marta Dourado enfatizou os benefícios da capacitação.  “A especialização é muito importante para as vidas das nossas alunas. Podem ter certeza que muitas portas se abrirão depois do término desse curso”, disse. Ela também aproveitou para falar da importância do novo espaço. “Nós ganhamos muito ao trazer as oficinas para cá. Cada detalhe deste novo espaço foi planejado para trazer mais conforto para as nossas alunas”, destacou Marta.
Uma das alunas, Neide Aparecida Francisca dos Santos, de 40 anos, conta que sua experiência com a costura está se aprimorando cada vez mais. “Eu já tinha uma noção de costura, mas para ser uma profissional de verdade a gente tem que correr atrás, né? O curso está me ajudando bastante a melhorar. E aqui vai ser bem melhor, tem mais espaço pra gente costurar”, conclui.
De acordo uma das monitoras do curso, Renata de Souza Santos, além do objetivo de capacitar essas mulheres, “é importante enfatizar que o curso também cria autonomia financeira”. “Muitas delas vivem de artesanato, que é totalmente ligado à costura”, explica Renata
Ao som da cantora Violeta Parra – que foi uma cantora chilena e engajada política que lutava pela liberdade das mulheres e a luta contra a opressão dos excluídos – Marta Dourado disse: “Nada mais oportuno nós comemorarmos aqui nessa inauguração a luta que tivemos para trazer as oficinas para este espaço”, concluiu.
As atividades foram iniciadas em janeiro deste ano e vão até dezembro. Para fazer parte das aulas, que acontecem de segunda a quinta-feira, o interessado precisa se referenciar no CRAS. Ao final, todos os alunos receberão um certificado. As oficinas de costura são gratuitas.


SERVIÇO
Oficina de Costura – CRAS CENTRO
Rua Quinze de Novembro, 341 – Centro
Mais informações:  CRAS CENTRO (18) 3608-5754

Nenhum comentário: