terça-feira, 9 de agosto de 2016

CRM promove oficina de capacitação e geração de renda para atendidas

Por Camila Graziela

O Centro de Referência da Mulher (CRM) de Araçatuba está promovendo curso de capacitação e geração de renda para atendidas pelo equipamento. Treze mulheres estão participando da oficina de culinária, iniciada nesta terça-feira (9). O curso tem duração de dois dias e é ministrado pela nutricionista Mariane Fernandes Franco, do Serviço Social da Indústria (Sesi). A iniciativa é da Prefeitura Municipal por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social.


Segundo a coordenadora Sandra Ferreira Costa, cursos como estes são um meio eficaz de promover a autonomia das mulheres para que elas conquistem a independência financeira. “Esse projeto visa auxiliar no combate à violência doméstica contra a mulher, acolhendo-as e lhes dando condições para o resgate da cidadania e da autonomia delas. Com isso, se sentem amparadas e seguras para recomeçar”, disse.

Mulheres vítimas de violência doméstica em Araçatuba contam, há seis anos, com o Centro de Referência da Mulher Josymary Aparecida Carranza. CRM foi criado com os objetivos de acolher mulheres vítimas de violência e contribuir para que elas conquistem autossuficiência e resgatem a autoestima.

Localizado na rua Chiquita Fernandes, 615, no bairro Bandeiras, o equipamento possui capacidade de atendimento variada. Atualmente, 46 mulheres são acompanhadas pelo equipamento, que funciona das 8h às 17h, com quase 460 atendimentos por mês. Dentre os serviços ofertados estão acolhimento, atendimento socioassistencial, atendimento psicológico e orientação jurídica. Ainda há oficinas de reflexão e encaminhamentos para outros programas da Rede de Proteção Social.

Dados da Delegacia da Mulher de Araçatuba confirmam que números registrados de agressão contra a mulher, em 2015, são alarmantes: 896 ameaças; 882 ocorrências aplicadas na Lei Maria da Penha; 449 lesões corporais; seis casos de estupro; 53 casos de difamação; 43 registros de calúnia; cinco tentativas de homicídio. Do total de atendimentos e acompanhamentos, a maior incidência é a violência psicológica.

No dia 6 de agosto a Lei Maria da Penha completou 10 anos. Ela foi criada com o objetivo de coibir e prevenir a violência doméstica e familiar contra a mulher.  Por conta disso, na quinta-feira (11), o CRM promoverá palestra sobre a Lei Maria da Penha com o defensor público Wild Afonso Ogawa Filho. O evento acontecerá no Teatro Municipal Paulo Alcides Jorge, localizado na rua Armando Sales de Oliveira, s/n, no bairro Estádio, às 9 horas.

Nenhum comentário: