terça-feira, 2 de agosto de 2016

Programa Ação Jovem oferece oficina de capoeira para atendidos

Por Camila Graziela

A Prefeitura de Araçatuba, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, está oferecendo oficina de capoeira para integrantes do Programa Ação Jovem. As aulas tiveram início na segunda-feira (01) e serão disponibilizadas a todos os grupos do programa até o final do ano, beneficiando 154 jovens. Ministrada pelo mestre Senzala, a prática será aplicada após as atividades desenvolvidas cotidianamente, com duração de 40 minutos.


Segundo o coordenador do Programa Abel Andrade, o projeto capoeira surgiu para auxiliar tanto nos estudos, como na saúde dos atendidos. “Nós percebemos que a capoeira é benéfica para o corpo e para a mente, pois envolve concentração, o que ajuda no desempenho escolar e é também uma atividade física, tirando nossos jovens do sedentarismo”, argumentou.

 A capoeira é sinônimo de boa saúde e qualidade de vida. Assim como qualquer outro esporte, ela apresenta diversos benefícios melhorando o equilíbrio, a coordenação motora e trabalha todo corpo ao mesmo tempo. Reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela Unesco, em 2014, a modalidade é de origem africana e foi trazida para o Brasil por meio dos escravos. Ela é caracterizada por ter golpes rápidos e movimentos complexos como chutes, joelhadas, cotoveladas e acrobacias em solo ou no ar, se tornando uma mistura de dança, luta, esporte e cultura.


AÇÃO JOVEM
Implantado no Município em 2005, o Programa Ação Jovem estimula a conclusão da escolaridade básica, possibilitando aos beneficiários continuar o aprendizado para o desenvolvimento pessoal, inserção no mercado de trabalho e para fomentar a preparação visando o efetivo exercício da cidadania. Mantido pela Prefeitura de Araçatuba, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, em parceria com o Governo Estadual, o programa oferece atividades socioeducativas e uma bolsa-auxílio de R$ 80,00.


Localizado na avenida dos Araçás, s/n (antiga estação ferroviária), no centro da cidade, atende atualmente 254 jovens, com idades entre 15 e 24 anos, cuja renda familiar é de até meio salário mínimo por pessoa. O funcionamento é das 8h às 17h. Para participar, interessados devem estar matriculados e frequentando o Ensino Fundamental, Médio ou a Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Nenhum comentário: