terça-feira, 13 de setembro de 2016

Ação Jovem promove discussão sobre mercado de trabalho


Vanessa Canata
A Prefeitura Municipal de Araçatuba, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) e do Programa Ação Jovem, promoveu, na tarde desta segunda (12), uma atividade de discussão sobre o mercado de trabalho e seus desafios. A ação faz parte do eixo Trabalho e Empreendedorismo, um dos nichos de atividades trabalhados com os adolescentes.
Por meio das orientações, os jovens puderam elaborar um currículo específico para pessoas que buscam o primeiro emprego. A atividade orientou os estudantes a se portar durante uma entrevista de emprego. Ao final, todos os currículos foram avaliados pelos próprios alunos, a fim de escolher o melhor, que garantiria uma vaga hipotética de emprego.
O coordenador do Ação Jovem, Abel Andrade diz que as orientações para a busca do primeiro emprego é uma das missões do Programa. “Nós concentramos nossos esforços na preparação e orientação dos adolescentes na elaboração de currículos e como se portar durante uma entrevista de emprego, entre outros temas pertinentes ao assunto”, argumenta.
Ao final da atividade, os adolescentes tiveram uma oficina de capoeira com o Mestre Senzala. O exercício apresenta aos jovens melhora do equilíbrio, coordenação motora e qualidade de vida, além de promover a união e o dinamismo dos participantes.
AÇÃO JOVEM
Implantado no Município em 2005, o Programa Ação Jovem estimula a conclusão da escolaridade básica, possibilitando aos beneficiários continuar o aprendizado para o desenvolvimento pessoal, inserção no mercado de trabalho e para fomentar a preparação visando o efetivo exercício da cidadania. Mantido pela Prefeitura de Araçatuba, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, em parceria com o Governo Estadual, o programa oferece atividades socioeducativas e uma bolsa-auxílio de R$ 80,00.
Localizado na avenida dos Araçás, s/n (antiga estação ferroviária), no centro da cidade, atende atualmente 150 jovens, com idades entre 15 e 24 anos, cuja renda familiar é de até meio salário mínimo por pessoa. O funcionamento é das 8h às 17h. Para participar, interessados devem estar matriculados e frequentando o Ensino Fundamental, Médio ou a Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Nenhum comentário: