quarta-feira, 28 de setembro de 2016

Centro Pop promove corte de cabelo a referenciados


Vanessa Canata


Nesta quarta-feira (28), o cabeleireiro Marcelo Borges foi convidado para cortar o cabelo dos referenciados do Centro Pop (Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua). A ação é de iniciativa da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS). 

O profissional foi até à sede do equipamento, e levou seus instrumentos de trabalho. Doze pessoas aceitaram mudar o visual. De acordo com a coordenadora do Centro Pop, Jucielly Moreira,  "Os atendidos precisam ser cada vez mais incluídos em nossa sociedade. Por isso, procuramos oferecer sempre o melhor para resgatar a autoestima deles. O corte de cabelo é uma ótima iniciativa para isso, porque melhora muito na aparência de qualquer pessoa", explica.

Sidnei Gonçalves de Araújo foi um dos que cortou o cabelo. Ele agradeceu a iniciativa. "Eu como morador de rua sei que nem sempre a gente tem a oportunidade de se cuidar. Essa é uma grande ajuda, porque assim fica mais fácil para conseguir emprego também, com o cabelo mais arrumado. A aparência é tudo".


CENTRO POP
Centro Pop possui serviço de abordagem social, que faz monitoramentos dos setores com maior incidência de pessoas que vivem em situação de rua. Uma dupla de profissionais (educador social e técnico) percorre a cidade e informa sobre os serviços, convidando-as para conhecer o equipamento, que também atende denúncias durante 24 horas: 99751.0172. 


A unidade oferece diversos serviços gratuitos, como café da manhã, banho, acesso à lavanderia, local para guardar pertences, kit de higiene e proteção térmica (agasalho e cobertor), passagens rodoviárias e refeição no Restaurante Popular. Também são feitos encaminhamentos para INSS, inclusão ou atualização no Cadastro Único (concessão de benefícios assistenciais do Programa Bolsa Família), tratamento de saúde, albergue; e oferecidos serviços de elaboração de currículos e viabilização de documentos, dentre outros necessários.

Nenhum comentário: