terça-feira, 27 de setembro de 2016

Assistência Social inicia semana do idoso com piquenique

Vanessa Canata



A Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) de Araçatuba deu início nesta terça-feira (27) às atividades de comemoração do Dia Nacional do Idoso, comemorado em 1º de outubro. A ação faz parte da Semana do Idoso, promovida pela Assistência Social, em parceria com as secretarias de Participação Cidadã (SMPC), Saúde (SMS) e Esporte, Lazer e Recreação (SMELR).

Idosos referenciados nos Cras (Centro de Referência de Assistência Social) e CCI (Centro de Convivência do Idoso) foram levados à Praça João Pessoa (500 anos) e participaram de um piquenique, especialmente preparado para eles. Além disso, monitores de dança e educação física aqueceram a manhã dos idosos com muita dança e oficinas de alongamento.


Profissionais da área da saúde estiveram presentes para aferir pressão arterial, calcular o IMC (Índice de Massa Corporal), além de orientar individualmente sobre alimentação balanceada e exercícios físicos de acordo com as necessidades de cada um.


A programação continua nesta quarta-feira com palestras, a partir das 8h30, no Teatro Paulo Alcides Jorge. A Nutricionista do Nasf (Núcleo de Assistência à Família) Luana Trombim abrira os trabalhos falando sobre “Alimentação do Idoso”. Em seguida, Educador Físico do Nasf, Marcos Segura Coraça falará sobre a importância da atividade física para a Terceira Idade; e a Fisioterapeuta do núcleo, Aline Gislaine T. Paco, falará sobre fisioterapia preventiva. No período da tarde, às 14h, no CCI (Centro de Convivência do Idoso), será realizada a Tarde da Beleza, seguido de um café da tarde.

Na quinta-feira (29), às 14h, haverá o Desfile Miss e Máster CCI e apresentação de dança com presença de familiares e jurados convidados. Na sexta-feira (3º), às 9h será realizada a Gincana com os idosos e 15h30, a comemoração dos aniversariantes do mês. As atividades da semana terminarão às 19h, com jantar em uma pizzaria.

GRATIDÃO
Uma das referenciadas do Cras Jussara, Marieta Dias Pereira, conta que sente um carinho muito grande pelas monitoras e assistentes sociais do Cras. "Eu amo o Cras e as atividades que tem lá. Sempre quero participar de tudo. Hoje aqui eu queria até dançar mais", brinca. Aos 67 anos, ela se animou bastante com a atividade. "Fico muito feliz quando tem bastante gente da minha idade fazendo exercício e dançando. Fico mais animada, porque não gosto de ficar parada", explica.

A coordenadora do CCI, Kelli Deusdete, afirma que "o piquenique e as atividades de hoje contribuem para a interação dos idosos com os de outros equipamentos, proporcionando momentos de boa convivência entre eles".


PROTEÇÃO SOCIAL BÁSICA
A Proteção Social Básica (PSB) tem por objetivo contribuir para a prevenção de situações de risco social por meio do desenvolvimento de potencialidades e fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários.

 Ela oferece serviços como Proteção e Atenção Integral à Família (PAIF), Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), Benefícios Eventuais, Benefício de Prestação Continuada (BPC), ações e projetos de capacitação e inserção produtiva.

Sob responsabilidade da prefeitura, Araçatuba possui os seguintes equipamentos de PSB: Ação Jovem, Bolsa Família, CCI - Centro de Convivência do Idoso, Programa Lobato - Sítio da Criança,  SECOI (Serviço de Convivência Infanto-Juvenil), Restaurante Popular, e cinco CRAS (Centros de Referência de Assistência Social), nos bairros Umuarama, São José, Etemp, Jussara e Centro.
  


Nenhum comentário: