segunda-feira, 5 de setembro de 2016

Crianças e adolescentes do Secoi participam de oficina de culinária

Vanessa Canata
 A Prefeitura de Araçatuba, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), promoveu, na tarde de sexta-feira (2), oficina de culinária para crianças e adolescentes do Secoi (Serviço de Convivência Infantojuvenil). A atividade integra o serviço de prevenção SCFV (Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos), relacionado ao Departamento de Proteção Social Básica da Secretaria.

Na ocasião, quarenta crianças e adolescentes participaram da atividade, que acontece duas vezes por mês. Elas fizeram pastel de carne moída e de presunto e queijo. De acordo com a coordenadora do Secoi, Anézia Gabas, a oficina tem o objetivo de proporcionar a integração dos atendidos. "A oficina de culinária ajuda a desenvolver a criatividade, além de fazer com que as mesmas conheçam o processo de preparação de cada alimento", explica.


As receitas produzidas durante o ano estão sendo reunidas em um caderno de receitas, e ao final do ano as crianças poderão levar para casa, como recordação.

SECOI
O Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), criado pelo Governo Federal há 18 anos e implantado no município em 2001, deu lugar ao Serviço de Convivência Infantojuvenil (Secoi). Em vez de combater o trabalho infantil, o equipamento atua na prevenção, promovendo atendimento psicossocial, oficinas culturais, artísticas, artesanais e socioeducativas, para crianças e adolescentes na faixa etária de seis a 15 anos, em situação de vulnerabilidade.

Ele integra a Rede de Proteção Social Básica, que tem por objetivo contribuir para a prevenção de situações de risco social por meio do desenvolvimento de potencialidades e fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários.

Dentre as ações, são priorizadas as que fortalecem a permanência na escola. Atualmente, a unidade atende 96 crianças e adolescentes, na rua Florêncio de Abreu, 932, no bairro Alvorada.

Nenhum comentário: