quarta-feira, 28 de setembro de 2016

Profissionais da Saúde orientam idosos em circuito de palestras



Vanessa Canata

“Cada um de vocês representa uma flor em nosso jardim. Vocês são nossos exemplos de vida. Nos passam força através da luta e experiência que adquiriram durante a vida.” Foi com essa frase que a secretária de Assistência Social Marta Dourado deu início às atividades do segundo dia de comemorações da Semana do Idoso. A ação é realizada pela Prefeitura de Araçatuba, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), e conta com o apoio das  secretarias de Participação Cidadã (SMPC), Saúde (SMS) e Esporte, Lazer e Recreação (SMELR).

O evento aconteceu nesta quarta-feira (28) no teatro municipal Paulo Alcides Jorge, anexo à biblioteca. Plateia lotada. As duzentas poltronas disponíveis foram preenchidas rapidamente pelos idosos referenciados no CCI (Centro de Convivência do Idoso) e nos cinco Cras (Centro de Referência de Assistência Social) da cidade.



ORIENTAÇÃO
Na ocasião, três profissionais do Nasf (Núcleo de Apoio à Saúde da Família) deram orientações referentes à saúde dos idosos, entre a prática de exercícios físicos, alimentação balanceada e cuidados com acidentes domésticos. 

O Educador Físico Marcos Segura Coraça deu início às atividades, com demonstração prática de exercícios simples para fortalecimento dos músculos de pernas e braços. Bem descontraídos, os idosos acompanharam os movimentos do profissional.

Em seguida, a nutricionista Luana Trombin explicou a necessidade da inclusão de alimentos naturais e saudáveis no dia a dia, apresentou dicas de substituição ao uso de temperos industrializados, tão comuns nas cozinhas brasileiras.

Por último, a fisioterapeuta Aline Gislaine T. Paco comentou sobre os riscos de queda dentro de casa, indicou, em um desenho interativo, objetos dos cômodos de uma casa que podem causar acidentes, e apresentou soluções para facilitar no momento da prestação de socorro caso necessário.


Uma das mais animadas, dona Catarina de Oliveira Costa estava na plateia através do CCI. Frequentadora assídua desde 2014, ela faz questão de participar de todas as atividades. “Minha vida mudou muito. Antes eu tinha muitos problemas de saúde, não me cuidava direito porque tive depressão. Eu renasci depois que entrei no CCI. Lá não tem tristeza, a gente se movimenta, fica feliz o dia inteiro e nem vê a hora passar”, brinca.

A secretária de Participação Cidadã, Cidinha Lacerda, parabenizou os idosos e a Assistência Social pela iniciativa. “Só temos a agradecer por ver os idosos tão sorridentes e felizes em eventos como esse”.


PROGRAMAÇÃO

A programação da Semana do Idoso continua amanhã (29), com o Desfile Miss e Máster CCI e apresentação de dança com presença de familiares e jurados convidados. Na sexta-feira (30) será realizada a Gincana com os idosos e 15h30, a comemoração dos aniversariantes do mês. As atividades da semana terminarão às 19h, com jantar em uma pizzaria.

Nenhum comentário: