terça-feira, 6 de setembro de 2016

Artesanatos produzidos nos Cras e Centro Pop estão expostos no Super Muffato

Vanessa Canata

Foi aberta, nesta quarta-feira (6), no piso inferior do Super Muffato, uma exposição de artesanato produzido pelos referenciados das cinco unidades dos Cras (Centro de Referência de Assistência Social) e do Centro Pop (Centro de Referência Especializado de Atendimento a Pessoas em Situação de Rua). A mostra, que segue até sábado (10), é uma iniciativa da Prefeitura de Araçatuba, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS).

Os trabalhos estão expostos separados por equipamento participante: Cras São José, Cras Etemp, Cras Umuarama, Cras Jussara, Cras Centro e Centro Pop. Lá, é possível encontrar panos de prato, capas de travesseiros e toalhas bordadas, tapetes feitos à mão e até quadros em madeira pintados pelos usuários.

CURSOS
A confecção dos trabalhos foi possível através dos cursos de artesanato oferecidos nos programas da Secretaria. As aulas acontecem o ano todo, e são sempre monitoradas por um profissional. Os materiais utilizados para a confecção das peças são disponibilizados por cada programa.



Segundo Renata de Souza Santos, uma das monitoras do curso de artesanato, as aulas auxiliam no processo de socialização e participação em comunidade. "Quem frequenta os cursos leva para casa mais do que a técnica do aprendizado: desenvolve a percepção do trabalho em grupo e o desenvolvimento da autoestima", explica.


CRAS
Os CRAS - Centro de Referência de Assistência Social - são a porta de entrada na Assistência Social. Desenvolvem diversas ações para a comunidade promovendo a concretização dos direitos constitucionais e fortalecimentos de vínculos afetivos, relacionais e comunitários. Tem como principais ações o Serviço de Proteção e Atendimento Integral a Família – PAIF, Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos de 0 a 6 anos de idade e Serviço de Proteção Social Básica no  domicilio para pessoas com deficiências e idosos.
Em Araçatuba, cinco unidades do CRAS funcionam de segunda a sexta, nos bairros São José, Etemp, Jussara, Umuarama e Centro.

CENTRO POP
Inaugurado em abril de 2014, o Centro POP tem como objetivo atender jovens, adultos, idosos e famílias que utilizam as ruas como espaço de moradia ou sobrevivência. O Centro Pop atende diariamente em média 76 pessoas.
Para implantação da unidade foi criada uma rede de assistência social que presta atendimento a moradores de rua. Ela é composta pelo Albergue Municipal, localizado na Vila Mendonça; Casa de Acolhimento, no jardim Alvorada; e o Restaurante Popular Alice da Silva Prates.
A unidade oferece café da manhã, banho, lavanderia, local para guardar os pertences, kit de higiene, agasalho e cobertor, passagens rodoviárias, encaminhamentos para almoço no Restaurante Popular, atividades com terapeuta ocupacional, monitora de atividades laborativas e atendimentos com técnicos especializados em psicologia e serviço social.  

SERVIÇO
Feira de Artesanato no Muffato
Dias 6,8 e 9 de setembro, das 9h às 21h, e dia 10/9 das 8h às 18h.
Endereço: Av. da Saudade, 1165

Nenhum comentário: