terça-feira, 24 de agosto de 2010

Gestores municipais apontam necessidades da Assistência Social

Araçatuba sediou na tarde desta terça-feira (24) um dos encontros regionais promovidos pela Secretaria Estadual de Assistência e Desenvolvimento Social (Seads). O evento serviu para verificar as demandas de 96 cidades das regiões de Dracena, Presidente Prudente e Araçatuba, além de ouvir sugestões para a elaboração do Plano Estadual da Assistência Social (PEAS) de 2011. Centenas de técnicos e gestores da área - entre eles prefeitos - participaram da reunião, que foi realizada na UNIP (Universidade Estadual Paulista).

Presente no evento, o prefeito da cidade anfitriã, Cido Sério, destacou algumas ações realizadas pela Administração Municipal e manifestou a importância da parceria entre as três esferas de governo. Na ocasião, a gestora da Assistência Social de Birigui, Viviane Cristina Garcia, apresentou as principais necessidades do seu município e de Araçatuba, por meio de um documento produzido pelas duas cidades, classificadas pela Seads como de grande porte no interior.

Entre as prioridades apontadas estão a construção de Centros da Juventude, aprimoramento dos CREAS (Centros de Referência Especializados de Assistência Social), criação de Casas de Acolhimento regionalizadas para mulheres vítimas de violência, implementação de programas voltados para o mercado de trabalho, República para jovens recém-saídos de abrigos, elaboração de uma Política Estadual para a População de Rua, construção de Centros de Convivência para idosos, instalação de Centros de Profissionalização e Casas de Acolhimento para pessoas com deficiência.

Recursos

Em nome dos municípios de pequeno porte, o prefeito de Sagres, Gilmar Rodrigues da Silva Júnior, pediu financiamento para programas de qualificação, regionalização dos CREAS e mais recursos para serviços e programas sociais. Também representou cidades de pequeno porte o prefeito de Rancharia, Alberto César Centeio de Araújo, que também destacou a necessidade de mais recursos para a assistência social.

Por sua vez, o prefeito de Penápolis, João Luis dos Santos, solicitou para os municípios de médio porte - conforme classificação da Seads - Centros de Referência para crianças e adolescentes, ampliação de programas sociais, amparo a pessoas que saem das clínicas de tratamento para dependentes, entre outras reivindicações.

O secretário estadual de Assistência e Desenvolvimento Social, Luiz Carlos Delben Leite, disse que a reunião foi importante para que a Secretaria conhecesse melhor a realidade dos municípios. Ele ainda destacou a ampliação dos programas Renda Cidadã e Ação Jovem e afirmou que o governo estadual estuda aumentar o repasse de recursos para as cidades. “Estamos discutindo aumentar os valores do Fundo Estadual da Assistência Social. Acredito que haverá sensibilidade para isso”, disse.

Nenhum comentário: