terça-feira, 3 de agosto de 2010

Governo Municipal inaugura Casa de Passagem

A rede de proteção social especial de Araçatuba ganhou mais uma unidade de acolhimento: a Casa de Passagem. O local foi inaugurado pelo Governo Municipal de Araçatuba, por meio da Secretaria de Assistência Social (SAS), na manhã desta terça-feira (03), com a presença de autoridades e servidores municipais.

O espaço foi criado para atender crianças e adolescentes que estiverem em situação de risco e necessitando de acolhimento imediato, em caráter provisório e emergencial. Segundo a diretora do Departamento de Proteção Social Especial do município, Maria Regina de Arruda, os atendidos deverão ser encaminhados pelos Conselhos Tutelares ou órgãos de defesa dos direitos da criança e do adolescente.

Maria Regina disse que o local vai servir como um portal de entrada para as crianças que forem encaminhadas.“A partir daí, a equipe técnica vai fazer uma estudo psicossocial de cada caso e elaborar um relatório que será encaminhado ao juiz. Então, a criança poderá retornar ao convívio familiar ou ser acolhida em uma instituição como a Casa Abrigo”, disse Maria Regina.

Humanização

Presente na inauguração, a secretária de Assistência Social, Cidinha Lacerda, disse que a casa foi estruturada com o objetivo de oferecer um atendimento humanizador. “Enquanto se decida o destino da criança, que aqui ela se sinta bem, se sinta tratada como ser humano, com todo o carinho”, disse. A secretária informou, ainda, que a Casa de Passagem atenderá no máximo 16 crianças e adolescentes de 2 a 17 anos, de ambos os sexos.

Ela disse também que a equipe técnica é composta por sete profissionais – uma coordenadora geral, uma assistente social, uma psicóloga e quatro monitores em escala de revezamento -, e que o espaço tem uma sala de convivência, uma sala de estar, uma sala de TV, um escritório para os técnicos, três quartos, uma cozinha, quatro banheiros, área de serviço e quintal.

Sonho realizado

Na cerimônia de inauguração, Cidinha Lacerda destacou também o empenho do prefeito Cido Sério em instalar a Casa de Passagem e em realizar as políticas públicas voltadas para a criança e o adolescente. Neste sentido, também o promotor público Dr. Lindson Gimenes de Almeida (foto abaixo, em destaque), elogiou a Administração por priorizar a criança e o adolescente.

O promotor afirmou que existe uma lei municipal de 1997 que já previa a criação da Casa de Passagem. “Mas ela (a lei) ficou de sobrevida, quase morta, à espera de sobreviver por uma lei aprovada no final de 2008”, disse. Segundo o Dr. Lindson, na sua história de 12 anos de atuação em Araçatuba, ele e outras pessoas que militam na área vinham sonhando com o momento da instalação da casa. “Há muito tempo que a gente sonha com isso. E só uma gestão e uma secretaria com coração e profissionalismo pôde realizar esse sonho”, enfatizou o promotor.

Oportunidade

O prefeito Cido Sério, ao comentar sobre mais essa realização, disse também que a inauguração do novo espaço representa uma evolução nas políticas públicas municipais e um olhar da gestão para o ser humano. “Que a gente dê para cada criança e adolescente encaminhado para esta casa uma oportunidade de retorno para um lugar onde haja amor, onde haja uma relação melhor entre os próximos”, disse.

Depois da solenidade de inauguração, houve apresentações de capoeira e de artes circenses, feitas por crianças da Casa Abrigo, outra unidade da rede de proteção social especial de Araçatuba mantida pelo Governo Municipal. Em seguida, foi servido um café da manhã aos convidados. Além das autoridades citadas, estiveram presentes no evento a vereadora Durvalina Garcia (PT), a presidente da Câmara dos Vereadores, Edna Flor (PPS), e o coordenador do Conselho Tutelar, Sérgio Raposo Calixto.

Trecho do discurso da secretária Cidinha:



Fotos: Alex Tristante

Nenhum comentário: