quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Programa beneficia 280 jovens em Araçatuba

A Prefeitura de Araçatuba, por meio da Secretaria de Assistência Social (SAS), em parceria com o Governo Estadual executa o Programa Ação Jovem na cidade. Nele, são atendidos aproximadamente 280 jovens de baixa renda, com idades entre 15 e 24 anos, que participam de atividades socioeducativas e recebem mensalmente uma bolsa de R$ 80 por pessoa.

O objetivo do programa é criar oportunidades para que os beneficiários tenham condições de retorno e/ou permanência na escola. Para isso, estimula a conclusão da escolaridade básica, possibilitando aos jovens continuar o aprendizado para seu desenvolvimento pessoal, inserção no mercado de trabalho, além de contribuir com o efetivo exercício da cidadania.

Segundo a coordenadora do programa no município, Maria Helena Ferreira (foto), os inscritos têm direito ao benefício financeiro desde que a renda per capita da sua família seja de até meio salário mínimo, que eles participem das atividades socioeducativas e estejam matriculados em escola pública estadual ou municipal, com frequência de pelo menos 85%.

Estímulo

Entre as atividades que são organizadas pela equipe do Ação Jovem estão oficinas, cursos, reuniões, palestras e visitas culturais. “O programa atua com a prevenção da evasão escolar, mas também estimula o jovem de famílias de baixa renda a realizar os seus projetos de vida”, afirma Maria Helena.

Ela ressalta, ainda, que o beneficiário fica no programa por no máximo 36 meses e se faltar três vezes ou mais nas atividades socioeducativas é excluído, podendo sua vaga ser preenchida por outro jovem em situação de vulnerabilidade. A sede do Ação Jovem está localizada em uma sala da antiga estação ferroviária, em frente à Praça do Relógio, s/n, Centro. Mais informações: 3622-1048.

Foto: AAS

Nenhum comentário: