quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Cerca de 60 jovens visitam Biblioteca Municipal

Com o objetivo de aproximar os participantes do programa Ação Jovem das diversas formas de cultura, o Governo Municipal de Araçatuba, por meio da Secretaria de Assistência Social (SAS), monitora visitas a locais como museus e teatros. E nesta quinta-feira (19) aproximadamente 60 jovens do projeto foram visitar a Biblioteca Municipal Rubens do Amaral, que possui um acervo de mais de 60 mil exemplares.

Acompanhados por monitores do programa e da biblioteca, cerca de 20 jovens pela manhã e 40 à tarde fizeram um “tour” pelo espaço. Conheceram livros e jornais antigos, revistas e documentos, além de terem lido trechos de algumas obras. Segundo o psicólogo do Ação Jovem, Pedro Henrique Cracco, a visita visa estimular nos atendidos o hábito pela leitura.

“Queremos colocá-los em contato com essa forma de expressão, aproximá-los desse ambiente, como um estímulo à busca pelo conhecimento”, disse. A atividade socioeducativa faz parte das ações do programa, que é mantido pela Prefeitura em parceria com o Governo Estadual. Aproximadamente 280 jovens de baixa renda, com idades entre 15 e 24 anos, são atendidos pelo Ação Jovem.

Eles recebem mensalmente uma bolsa de R$ 80 por pessoa. O objetivo do programa é criar oportunidades para que os beneficiários tenham condições de retorno e/ou permanência na escola, estimulando a conclusão da escolaridade básica, possibilitando aos jovens continuar o aprendizado para seu desenvolvimento pessoal, inserção no mercado de trabalho, além de contribuir com o efetivo exercício da cidadania.

Fotos: AAS

Nenhum comentário: