quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Casa de Passagem agora tem horta no quintal

A recém-inaugurada Casa de Passagem ganhou uma horta para seu quintal. O objetivo é propiciar às crianças e adolescentes em situação de risco que forem acolhidas no local, noções de sustentabilidade e estimular o respeito à natureza. O preparo do solo começou a ser feito na semana passada e o serviço foi finalizado nesta nesta terça-feira (17), com a adubação da terra e plantio das mudas.

Proposta pelo secretário de Desenvolvimento Agroindustrial, Silvio de Simoni Garcia, a ideia surgiu no dia 3 de agosto durante a inauguração da unidade, que é mantida Prefeitura de Araçatuba por meio da Secretaria de Assistência Social (SAS). O plantio foi feito pelos técnicos Domingos Araújo e José Rodrigues. Segundo eles, a previsão é de que entre 20 e 30 dias as primeiras hortaliças possam ser colhidas. No local estão sendo cultivadas rúcula, alface, almeirão, salsinha, cebolinha e hortelã.

As mudas são produzidas no Programa Lobato – Sítio da Criança, outra unidade administrada pela SAS. “A manutenção e assistência técnica continuarão por nossa conta”, disse o chefe de Gabinete da Secretaria de Desenvolvimento Agroindustrial, José Luiz Lopes, que auxiliou nos serviços. Junto com a coordenadora da Casa de Passagem, Vanderli Bonfim, a secretária de Assistência Social, Cidinha Lacerda, acompanhou parte dos trabalhos.

Conscientização

A secretária resumiu assim a importância do ato: “Se o nosso compromisso é oferecer um atendimento humanizado para que as crianças sintam-se em casa e cuidem dela com amor, o cultivo de uma horta será uma atividade especial. Ao mesmo tempo, poderá despertar alguns talentos e estimular o respeito à natureza, a partir de um espaço pessoal e divino, que é o lar. Com essa conscientização e esses valores, elas certamente terão maiores contribuições a dar ao meio ambiente, inclusive relacionadas às propostas da Conferência Infantil do Meio Ambiente".

Cidinha se referiu à conferência - inédita no Brasil - que teve início nesta semana em escolas municipais de Araçatuba e que está sendo organizada pelo Governo Municipal por meio das secretarias de Educação, de Meio Ambiente e Sustentabilidde e de Participação Cidadã. O evento visa consultar as crianças sobre formas para cuidar melhor do meio ambiente e, a partir desse diálogo, ampliar as contribuições para a construção de uma cidade educadora e sustentável.

Nenhum comentário: