segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Profissionais do CREAS e CRM recebem capacitação sobre violências

Texto e foto: Camila Graziela
Objetivo do evento foi promover reflexão sobre o tema, sua constituição histórica, os diversos tipos, características, mecanismos e instrumentos técnicos para revelação de violências
Uma das prioridades da Prefeitura de Araçatuba é capacitar seus profissionais para que possam prestar atendimento digno e de qualidade à população. Por conta disso, técnicos do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e do Centro de Referência da Mulher (CRM) receberam na sexta-feira (26) uma capacitação sobre como lidar com violências.

Promovida nas dependências do CRM, por profissionais do Centro Regional de Atenção aos Maus Tratos na Infância (CRAMI), de São José do Rio Preto, o evento teve como objetivo promover reflexão sobre o tema, sua constituição histórica, os diversos tipos, características, mecanismos e instrumentos técnicos para revelação de violências. Segundo o coordenador do CREAS, Edson Neves Terra Júnior, a ação é  necessária para aprimorar o atendimento prestado pelos profissionais do equipamento.

A psicóloga do CRAMI, Fabiana Faccin Hernandes, explicou que a instituição é uma organização não governamental (ONG) que está vinculada à Secretaria de Assistência Social daquele município, e foi criada há 25 anos para trabalhar com crianças vítimas de violência doméstica. Também estiveram presentes a psicóloga Hevelin Batista e o advogado Lucas Garcia Suzana, ambos do CRAMI e responsáveis pela capacitação.
O CREAS
Criado em Araçatuba em 2009, o Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Creas) é direcionado para o atendimento de pessoas vítimas de qualquer tipo de violência. O Centro tem como objetivo fazer com que estas pessoas superem o trauma, e também rompam o ciclo da violência, por meio de atendimento psicossocial e jurídico. Atualmente, a unidade atende mais de 400 pessoas, e funciona das 8h às 17h30.
Localizado na avenida dos Estados, 553, no jardim Sumaré, o CREAS possui três frentes de trabalho: Serviço de Enfrentamento à Violência Contra o Indivíduo e sua Família (pessoas portadoras de necessidades especiais que sofrem violência), Serviço de Enfrentamento à Violência Contra Crianças e Adolescentes e Serviço de Medida Socioeducativo (adolescentes que cometem atos infracionais). Juntamente com outros 15 programas da Secretaria Municipal Assistência Social (SMAS) de Araçatuba, o CREAS é gerido pela Associação de Amparo ao Excepcional Ritinha Prates (AAERP) desde o dia 23 de abril de 2014.

------------------------------------------------------------------------
Secretaria Municipal de Assistência Social – SMAS
Prefeitura Municipal de Araçatuba – PMA
(18) 3636-1260
www.aracatuba.sp.gov.br
-----------------------------------------------------------------------

Nenhum comentário: