segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Semana do Idoso começa com palestra e encenação

Texto e foto: Camila Graziela

Durante o período serão realizadas palestras, ações educativas relacionadas ao tema e atividades voltadas para os idosos assistidos pelo município

Com objetivo de chamar atenção para o Dia Nacional e Internacional do Idoso, comemorado em 1º de outubro, e conscientizar a população do município sobre os tipos de violência contra os idosos e os mecanismos de denúncia, principalmente o disque 100, a Prefeitura de Araçatuba, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), deu início, na manhã desta segunda-feira (29), à Semana do Idoso.

Organizada pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e Centro de Convivência do Idoso (CCI), a cerimônia de abertura foi realizada no Teatro Municipal Castro Alves e contou com a presença de cerca de 200 pessoas. A diretora do Departamento de Proteção Social Especial, Maria Regina de Arruda, que no ato representou a secretária da SMAS Marta Dourado, destacou a importância de ações como esta.


 “A expectativa de vida aumentou e a terceira idade é uma crescente em nosso País. Infelizmente ainda existem muitos registros de violência contra os idosos, por conta disso precisamos refletir e nos preparar para cuidar deles. Nesse sentido, a Assistência Social tem feito a lição de casa, porque por meio do CCI e dos grupos dos idosos do Serviço de Convivência e Fortalecimentos de Vínculos desenvolvidos nos CRAS temos promovido a valorização e a melhora da qualidade de vida de nossos idosos”, afirmou Regina.


Os idosos atendidos pelo CCI fizeram a abertura do evento encenando a peça ‘Couro de Boi’. Eles fizeram uma adaptação da música que já foi interpretada por grandes nomes do sertanejo raiz, como Tião Carreiro e Pardinho, e Sérgio Reis. Enquanto encenavam, os ‘atores’ eram acompanhados pelos demais que cantavam a canção. Na sequência, eles apresentaram uma coreografia ao som de Dominguinhos, com a música ‘Eu Só Quero um Xodó’.


Em seguida, uma palestra sobre combate à violência contra pessoas idosas foi proferida pelo doutor Arnaldo Vicente Erani Gonino. Ele, que integra a Delegacia de Proteção ao Idoso, de Presidente Prudente, abordou sobre o crescimento no número de idosos, bem como seus direitos assegurados por Lei, por meio do Estatuto do Idoso. Gonino citou ainda, pesquisa divulgada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), na qual aponta que no ano de 2025 teremos uma população de 32 milhões de idosos.


O art. 3º da Lei nº 10.741/2003 (Estatuto do Idoso) predispõe que é obrigação da família, da comunidade, da sociedade e do Poder Público assegurar ao idoso, com absoluta prioridade, a efetivação do direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, à cultura, ao esporte, ao lazer, ao trabalho, à cidadania, à liberdade, à dignidade, ao respeito e à convivência familiar e comunitária. Para o palestrante, a lei é importante para assegurar para que todos envelheçam com dignidade. “O Estado ainda precisa intervir porque a sociedade não está totalmente educada para lidar com as pessoas mais velhas. Infelizmente há muito preconceito e descaso com os idosos. Por isso, surgiram algumas normas e leis para proteger estas pessoas”, disse o profissional.

De acordo com levantamento do CREAS, o equipamento atendeu no ano passado 62 casos confirmados de violência contra idosos. De janeiro a julho deste ano, 48 casos já foram confirmados. Segundo o coordenador Edson Neves Terra Júnior, a maioria destas situações acontece dentro de casa, sejam agressões físicas, psicológica, abandono ou negligência. “Por isso é de extrema importância promovermos esta semana. Queremos chamar a atenção da população para que denuncie ao menor sinal de violência”, frisou o coordenador.

PROGRAMAÇÃO

29/09 (segunda-feira)
9h - Abertura da Semana – Palestra de abertura de Combate à Violência contra pessoas idosas
Local: Teatro Municipal Castro Alves
14h – Palestra proferida pela equipe do CREAS para os idosos do CCI
Local: Centro de Convivência do Idoso, localizado na rua Jovita Militão Bonfim, 66, no bairro Chácaras Arco-íris

30/09 (terça-feira)
9h - Alongamento e aeróbica executados por professores da academia Coopex
13h – Tarde da beleza proporcionado por profissionais do Instituto Embelleze
Local: Rua Jovita Militão Bonfim, 66, no bairro Chácaras Arco-íris
9h - Palestra proferida pela equipe do CREAS para os idosos do CRAS Central
Local: Rua XV de novembro, 275 centro

01/10 (quarta-feira)
7h – Idosos do CCI vão passar o dia no Barco Odisséia
9h e 16h – Equipe CREAS faz panfletagem nos principais pontos da cidade
14h - Palestra proferida pela equipe do CREAS para os idosos do CRAS do Umuarama
Local: Rua Célio Rodrigues de Araujo Cintra, 788

02/10 (quinta-feira)
8h30 - Palestra proferida pela equipe do CREAS para os idosos do CRAS do Jussara
Local: Rua Raul de Oliveira, 180
9h - Dia de gincana para integrantes do CCI
Local: Rua Jovita Militão Bonfim, 66, no bairro Chácaras Arco-íris

03/10 (sexta-feira)
9h – Palestra proferida pela equipe do CREAS para os idosos do CRAS do Etemp
Local: Rua Pedro Viola, 184
12h – Almoço, bingo e exibição de documentário com idosos do CCI
Local: Rua Jovita Militão Bonfim, 66, no bairro Chácaras Arco-íris
15h - Palestra proferida pela equipe do CREAS para os idosos do CRAS do São José
Local: Fundador Paulino Gato, 900

------------------------------------------------------------------------
Secretaria Municipal de Assistência Social – SMAS
Prefeitura Municipal de Araçatuba – PMA
(18) 3636-1260
www.aracatuba.sp.gov.br
----------------------------------------------------------------------- 



Nenhum comentário: