segunda-feira, 8 de setembro de 2014

Programa Ação Jovem funciona em nova sede

Texto: Camila Graziela

A Prefeitura de Araçatuba, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), transferiu o atendimento do Programa Ação Jovem para um novo local. A nova sede está instalada na avenida dos Araçás (antiga estação ferroviária).

A mudança tem por objetivo melhorar a qualidade do ambiente de atendimento e oferecer maior espaço e acessibilidade para os usuários. O local recebeu melhorias, como readequação da rede elétrica, de telefonia e de internet. Foram instaladas cinco salas amplas e recepção espaçosa.

Segundo o coordenador Abel da Silva Andrade, a unidade agora possui uma sala com computadores disponíveis para os jovens utilizarem, para trabalhos de escola e outras necessidades. Ele ressalta ainda que o local também dispõe de sala para atividade socioeducativa com ar condicionado. “Antes, nós utilizávamos espaço do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do Centro para atender os jovens, porque na antiga sede não tínhamos espaço”.

AÇÃO JOVEM

Implantado no Município em 2005, Ação Jovem é um programa que estimula a conclusão da escolaridade básica, possibilitando aos jovens beneficiários continuar o aprendizado para seu desenvolvimento pessoal, sua inserção no mercado de trabalho e para fomentar sua preparação visando o efetivo exercício da cidadania. Mantido pela Prefeitura de Araçatuba, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), em parceria com o Governo Estadual, o programa oferece atividades socioeducativas e uma bolsa-auxílio de R$ 80,00.

Localizado na avenida dos Araçás, s/n (antiga estação ferroviária), no centro da cidade, o local atende atualmente 279 jovens, com idades entre 15 e 24 anos, cuja renda familiar é de até meio salário mínimo por pessoa. Funciona das 8h às 17h.

Para participar, além da idade, o interessado precisa estar matriculado e frequentando o ensino fundamental, médio ou a Educação de Jovens e Adultos (EJA). Juntamente com outros 15 programas da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) de Araçatuba, o Programa Ação Jovem é gerido pela Associação de Amparo ao Excepcional Ritinha Prates (AAERP) desde o dia 23 de abril de 2014.


------------------------------------------------------------------------
Secretaria Municipal de Assistência Social – SMAS
Prefeitura Municipal de Araçatuba – PMA
(18) 3636-1260
www.aracatuba.sp.gov.br
-----------------------------------------------------------------------

Nenhum comentário: